Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1519
Title: A formação do leitor literário no 9° ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura intertextual a partir do cordel e do auto da comparecida.
Other Titles: The formation of the literary reader in the 9th grade of elementary school: a proposal for intertextual reading from the cordel and the self of the attendee.
???metadata.dc.creator???: SILVA NETO, Francisca Faustino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUEIROZ, Maria Eliete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA JUNIOR , Nelson Eliezer.
Keywords: Literatura;Leitura;Intertextualidade;Leitura literária;Leitor literário - formação;Literature;Reading;Intertextuality;Literary reading;Literary reader - training
Issue Date: 22-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA NETO, Francisca Faustino da. A formação do leitor literário no 9° ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura intertextual a partir do cordel e do Auto da Compadecida. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou reafirmar a importância da formação de leitores literários no Ensino Fundamental II, tendo em vista o espaço reduzido e a desvalorização da literatura neste segmento. O estudo empreendido aqui e a nossa trajetória enquanto docente tem nos mostrado que esta formação é cada vez mais necessária em todos os níveis do ensino básico, uma vez que auxilia no desenvolvimento humano e cognitivo dos indivíduos. Considerando a sociedade contemporânea, que exige cada vez mais leitores proficientes, elaboramos como produto desta pesquisa uma proposta de intervenção, direcionada ao 9º ano do Ensino Fundamental, que aprimorasse a competência leitora pelo viés da literatura. O objetivo do trabalho é desenvolver o gosto e uma interação ativa dos alunos diante da leitura literária em sala de aula. Para viabilizar a proposta, optamos por textos que dialogam entre si. Acreditamos que a análise da intertextualidade que envolve a Literatura de cordel e o Auto da Compadecida pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, vindo a proporcionar uma melhor interpretação, compreensão e desenvolvimento de habilidades de leitura e produção textual. As sugestões de atividades da proposta se ancoram na sequência básica de Cosson (2014). Ademais, nosso aporte teórico tem como base as concepções de Candido (2004), Aguiar e Bordini (1988), Zilberman (1989), Colomer (2007), Solé (1998) , Cosson (2014), Bakhtin (1986), Kristeva (1974), Koch (2012), PCNs (1998), dentre outros.
Abstract: The present work sought to reaffirm the importance of the formation of literary readers in Elementary School II, considering the reduced space and the devaluation of literature in this segment. The study undertaken here and our trajectory as a teacher has shown us that this training is increasingly necessary at all levels of basic education, since it aids in the human and cognitive development of individuals. Considering the contemporary society, which demands more and more proficient readers, we elaborated as a product of this research a proposal of intervention, directed to the 9th year of Elementary Education, that would improve reading competence by the literature bias. The objective of the work is to develop the students' active taste and interaction in the face of literary reading in the classroom. To make the proposal viable, we opted for texts that dialogue with each other. We believe that the analysis of the intertextuality that involves the Cordel Literature and the Auto da Compadecida can broaden and enrich the author-text-reader interaction, providing a better interpretation, understanding and development of reading and textual production skills. Suggestions for proposal activities are anchored in Cosson's Basic Sequence (2014). In addition, our theoretical contribution is based on the conceptions of Candido (2004), Aguiar and Bordini (1988), Zilberman (1989), Colomer (2007), Solé (1998), Cosson (2014), Bakhtin 1974), Koch (2012), PCNs (1998), among others.
Keywords: Literatura
Leitura
Intertextualidade
Leitura literária
Leitor literário - formação
Literature
Reading
Intertextuality
Literary reading
Literary reader - training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1519
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA FAUSTINO DA SILVA NETO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfFrancisca Faustino da Silva Neto - Dissertação PROFLETRAS. 2018.1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.