Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, Mônica Leite.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8121057709038993pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Manoel Freire.-
dc.description.resumoSão inúmeras, no contexto educacional, as publicações que versam sobre o ensino de literatura nas escolas. Trata-se de um número que reflete um desafio e, portanto, uma preocupação de boa parte dos educadores: a formação do leitor literário crítico. Estaríamos nós, educadores, realizando eficiente mediação para formação de alunos leitores de literatura? Como podemos agir, em sala de aula, para promover o letramento literário? Com base nessas inquietações, procuraremos, à luz de teóricos diversos, buscar alternativas metodológicas para guiar o nosso trabalho em sala de aula, visando (re)significar o contexto da ação docente, com vista a formação leitora do aluno. Dessa forma, esta dissertação busca analisar as teorias que circulam sobre o ensino de literatura, mais especificamente sobre a leitura literária na escola; reconhecer, à luz da Linguística Aplicada e dos pressupostos da crítica pós-colonialista, a importância da obra trabalhada para a promoção do letramento em sala de aula e apresentar, de acordo com os postulados de Cosson (2014), uma sequência básica para turmas de 9º ano do ensino fundamental, a partir de uma adaptação do romance Jane Eyre (1847), da escritora inglesa Charlotte Brontë. Para tanto, o aporte teórico conta com os postulados de Cosson (2014), Colomer (2007), Zilberman (2012) e Terra (2014), principalmente. No tocante à Linguística Aplicada e ao pós-colonialismo, nos fundamentamos em Moita-Lopes (2006), Dias (2011), Bonnici (2000 e 2005), Said (1994 e 2003), Kanavillil Rajagopalan (2013) e Hall (1996). Acredita-se que a proposta de intervenção aqui apresentada possa contribuir para o trabalho com textos literários. Pretende-se, acima de tudo, desconstruir alguns (pré)conceitos ainda arraigados no discurso de muitos professores, uma vez que a proposta prevê o descortinamento de questões coloniais e pós-coloniais que o texto-base da sequência didática enseja.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura em sala de aula: sequência didática para o 9º ano com o gênero romance.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThere are many publications in the educational context that deal with the teaching of literature. They show a challenge and, therefore, a concern of many teachers: the formation of literary readers. In this perspective, a professional of this área could ask himself/herself: would us teachers be efficient mediators in this process of forming critical readers of literature? How could we act in classes to promote literary literacy? Based on these questions and in many scholars, this research aims at finding methodological alternatives to guide teachers work as an attempt to give new meanings to the context of teachers practices, in order to help the development of students’ reading skills. Thus, this dissertation analyzes theories about teaching literature, especially about literary reading in the school context; to recognize, according to Applied Linguistics views and Postcolonialist theories, the novel that will guide our proposal of developing of literary literacy in school, according to Cosson (2014), which is a basic didatic sequence for students of the Brazilian 9th grade school year, having as the main text, the novel Jane Eyre (1847), by the English writer Charlotte Brontë. For such an enterprise, the theoreticall support will come from Cosson (2014), Colomer (2007), Zilberman (2012) and Terra (2014), among others. In relation to Applied Linguistics and Postcolonialim, Moita-Lopes (2006), Dias (2011), Bonnici (2000 e 2005), Said (1994 e 2003), Kanavillil Rajagopalan (2013) and Hall (1996). We believe that the intervention proposal here presented will be a decisive tool for the work with literary texts that can help readers (teachers and students) deconstruct some preconcepts and prejudices still present in their discourses, since we will unveil colonial and postcolonial issues that the main text bring into light.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1520-
dc.date.accessioned2018-08-21T18:52:45Z-
dc.date.available2018-08-21-
dc.date.available2018-08-21T18:52:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectPostcolonialismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Mônica Leite da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteratura em sala de aula: sequência didática para o 9º ano com o gênero romance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, Mônica Leite da. Literatura em sala de aula: sequência didática para o 9º ano com o gênero romance. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA LEITE DA NOBREGA - DISSERTAÇÃO PREFLETRAS.2018.pdfMônica Leite da Nóbrega - Dissertação PROFLETRAS.2018.1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.