Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15242
Title: Princípios constitucionais e legais da licitação.
Other Titles: Constitutional and legal principles of bidding.
???metadata.dc.creator???: DUTRA, José Nilton Filgueiras.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FONTES, Descartes Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGEU, Joseilma Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Ronaldo Dantas.
Keywords: Edital;Princípios;Licitação;Notice;Principles;Bidding
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUTRA, José Nilton Filgueiras. Princípios constitucionais e legais da licitação. 2006. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: A Administração necessita constantemente adquirir ou alienar bens, contratar prestação de serviços e executar obras. A realização de audiências publicas para direcionar a escolha dos bens a serem adquiridos ou alienados com a participação soberana da população e a maneira mais espontânea de democratizar um governo. Nessas audiências são oferecidas sugestões, e algumas delas poderão ate conduzir a alterações para o aperfeiçoamento do edital que ira ser publicado. O processo licitatório e uma atividade administrativa, realizada na forma e prazos recomendados na Lei Federal N° 8.666/93 utilizada pela União, Autarquias, Entidades Publicas, Estados, Municípios e Distrito Federal para a aquisição de bens e serviços para a promoção de suas necessidades principais. O presente trabalho aduz e discute os conteúdos, anexos e princípios constitucionais e legais utilizados na elaboração dos editais de licitação para que os mesmos sejam revestidos de caráter e idoneidade assegurados na Constituição Federal e Lei N° 8.666/93. A metodologia aplicada para a realização deste trabalho foi pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa. A dificuldade de entendimento da legislação disciplinadora das licitações e contratos administrativos, Lei n° 8.666/93, deve-se a utilização de redação excessivamente técnica que proporciona o cometimento de irregularidades por parte dos gestores públicos. Para evitar incorreções e vícios cometidos pelo errôneo entendimento do Estatuto das Licitações são recomendadas constante e atenciosa leitura da Lei e sua construtiva interpretação.
Keywords: Edital
Princípios
Licitação
Notice
Principles
Bidding
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15242
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ NILTON FILGUEIRAS DUTRA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2006.pdfJosé Nilton Filgueiras Dutra - TCC Ciências Contábeis CCJS 2006. 1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.