Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15251
Title: Liderança e desempenho de equipes na empresa Brasileira de Correios e Telegráfos.
Other Titles: Leadership and team performance at the Brazilian Post and Telegraph Company.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Adriano Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Orlando Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valterlin da Silva.
Keywords: Liderança;Desempenho;Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;Leadership;Performance;Brazilian Post and Telegraph Company
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Adriano Alves. Liderança e desempenho de equipes na empresa Brasileira de Correios e Telegráfos. 2017. 101fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Na era da globalização e de forte concorrência, tanto as organizações privadas como as públicas passaram a necessitar ainda mais de sistemas de gestão eficientes e lideranças competentes para extrair o melhor de suas equipes de trabalho. Diante deste cenário, as organizações começam a compreender que as lideranças têm um papel importante dentro das estratégias corporativas, nas ações de mudanças e no desempenho de equipes eficazes. Diante da importância do líder na gestão de equipes, este trabalho teve como objetivo avaliar a atuação dos líderes no desempenho de equipes das agências dos Correios em Sousa e Cajazeiras/PB, na percepção dos liderados. Para isso, tornou-se necessário caracterizar e identificar o estilo de liderança predominante nos gestores a partir do modelo de Bass e Avolio (1997), que estabelece três estilos de liderança: Transformacional; Transacional e Laissez-Faire, e ainda verificar qual destes estilos de liderança condiz com os maiores índices de desempenho das equipes. Quanto à metodologia adotada para a pesquisa,caracteriza-se como um estudo de caso exploratório e descritivo, de natureza quantitativa. Os dados referentes ao estilo de liderança foram coletados por meio do questionário de Bass e Avolio (1997) denominado de Multifactor Leadership Questionarie (MLQ). Para coleta de dados referente ao desempenho, foram utilizados dados secundários provenientes de relatórios de instrumentos de pactuação de metas de equipes e resultados, existentes na ECT para medir o desempenho das equipes. Os resultados da pesquisa indicaram que em relação à liderança, o estilo transacional é o preponderante entre os gestores das duas agências, com uma maior influência do fator administração por exceção. Com relação ao desempenho de equipes das agências, elas obtiveram desempenho muito satisfatório no Indicador Desempenho Comercial e IOP (Índice de Avaliação Operacional), principalmente no IOP. Os resultados da pesquisa permitiram confirmar a relação entre estilo de liderança e desempenho de equipes, com destaque para a liderança transacional que mostrou estar relacionada positivamente com o desempenho das equipes das cidades de Sousa e Cajazeiras/PB.
Abstract: In the era of globalization and strong competition, both private and public organizations have come to require even more efficient management systems and competent leadership to extract the best from their work teams. In this scenario, organizations begin to understand that leadership plays an important role in corporate strategies, change actions, and the performance of effective teams. Faced with the importance of the leader in team management, this work had as objective to evaluate the performance of the leaders in the performance of teams of the Post Offices in Sousa and Cajazeiras / PB, in the perception of the leaders. For this, it became necessary to characterize and identify the predominant style of leadership in the managers from the model of Bass and Avolio (1997), that establishes three styles of leadership: Transformational, Transactional and Laissez-Faire, and to verify which of these styles The highest performance indices of the teams. As for the methodology adopted for the research, it is characterized as an exploratory and descriptive case study, of a quantitative nature. Leadership style data were collected through the Bass and Avolio (1997) questionnaire called Multifactor Leadership Questionarie (MLQ). In order to collect performance data, secondary data from reports on teams' pacing instruments and results in the ECT were used to measure the performance of the teams. The results of the research indicated that in relation to leadership, the transactional style is the preponderant between the managers of both agencies, with a greater influence of the administration factor by exception. Regarding the performance of agency teams, they performed very satisfactorily in the Commercial Performance Indicator and IOP (Operational Valuation Index), mainly in the IOP. The results of the research allowed to confirm the relationship between leadership style and team performance, with emphasis on the transactional leadership that showed to be positively related to the performance of teams from the cities of Sousa and Cajazeiras / PB.
Keywords: Liderança
Desempenho
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Leadership
Performance
Brazilian Post and Telegraph Company
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15251
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANO ALVES COSTA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfAdriano Alves Costa - TCC Administração 2017903.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.