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Title: A ética empresarial como determinante no potencial de crescimento socioeconômico: um desafio brasileiro.
Other Titles: Business ethics as a determinant of socioeconomic growth potential: a Brazilian challenge.
???metadata.dc.creator???: RÉGES, Joyce Luiza Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Monnizia Pereira.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RÉGES, Joyce Luiza Nogueira. A ética empresarial como determinante no potencial de crescimento socioeconômico: um desafio brasileiro. 2018. 53fl. Trabalho de Conclusão de Curso( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Ética empresarial é um conjunto de comportamentos éticos exigíveis em empresas ou organizações públicas e privadas. Ligada diretamente a princípios que regem a Ordem Econômica Constitucional, esculpidos no artigo 170 da Constituição Federal.Esse trabalho de conclusão de curso possui como objetivo geral analisar o instrumento da ética empresarial e seus reflexos no contexto brasileiro, e especificamente, identificar conceitos ligados à ética empresarial, verificar a incidência desse instrumento no Brasil e constatar os desafios pertinentes ao tema, assim como, a relevância do mesmo. Elaborado, quanto ao método de abordagem, pelo método dedutivo; quanto aos métodos de procedimento, utiliza-se o estudo comparativo e o histórico-evolutivo, e no que se refere às técnicas de pesquisa, feito pelo uso da pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como problemática, o fato de que a ausência de preceitos éticos nas corporativas é um grande desafio encarado na sociedade, logo entendê-los para, assim, fazer com que sejam inseridos nela é necessário. Dessa maneira, é muito importante analisar e compreender os termos: ética e comunicação empresarial, assim como a previsão legal pertinente a esse tema, a exemplo, da recente Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). A relevância que os códigos de ética têm alcançado ao longo dos anos é verificada, além de observar e compreender em que circunstâncias são pertinentes a sua utilização. Constatam-se situações de aplicabilidade e de inaplicabilidade da ética empresarial, com destaque a atuação da compliance e seus âmbitos de atividade. Vê-se a responsabilidade social como dever das empresas que agem conforme preceitos éticos. Portanto, o copilado desses conhecimentos permite entender o porquê da ética ser um fator determinante no desenvolvimento socioeconômico, e como isso interfere positivamente na sociedade. Por isso, a compreensão desse tema e a busca para que práticas éticas estejam presentes nos mais diferentes âmbitos sociais resultarão mudanças significativas no cenário brasileiro. Conclui-se, por meio desse trabalho, que a prática da ética empresarial tem de ser diária para que se tenha resultados contínuos.
Abstract: Corporate ethics is a set of ethical behaviors demanded in companies or public and private organizations. Linked directly to principles that govern the Constitutional Economic Order, carved in Article 170 of the Federal Constitution. This work of course completion has as a general objective to analyze the instrument of business ethics and its reflections in the Brazilian context, and specifically, to identify concepts related to business ethics, to verify the incidence of this instrument in Brazil and to verify the challenges pertinent to the theme, as well as , the relevance of it. Elaborated, as regards the method of approach, by the deductive method; as far as the methods of procedure are concerned, a comparative and historical-evolutionary study is used, as far as research techniques are concerned, through the use of bibliographical and documentary research. Having as a problem, the fact that the absence of ethical precepts in corporations is a great challenge faced in society, so understanding them so as to make them inserted in it is necessary. In this way, it is very important to analyze and understand the terms: ethics and business communication, as well as the legal prediction pertinent to this topic, for example, the recent Anti-Corruption Law (Law 12.846 / 2013). The relevance that codes of ethics have achieved over the years is verified, in addition to observing and understanding under what circumstances their use is relevant. There are situations of applicability and inapplicability of business ethics, with emphasis on the performance of compliance and its areas of activity. Social responsibility is seen as the duty of companies that act according to ethical precepts. Therefore, the compilation of this knowledge allows us to understand why ethics is a determining factor in socioeconomic development, and how this interferes positively in society. Therefore, the understanding of this theme and the search for ethical practices to be present in the most different social spheres will result in significant changes in the Brazilian scenario. It is concluded, through this work, that the practice of business ethics has to be daily so that continuous results can be obtained.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15259
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito

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