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dc.creator.IDSILVA, M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.advisor1IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.referee2FELIX, Maria da Conceição Silva.-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tipo de comprometimento organizacional preponderante entre os servidores técnico administrativos da Biblioteca Central da UFCG. O modelo adotado nesta pesquisa foi o de conceitualização de tres componentes do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991), citado por Medeiros e Enders (1998). Este modelo estabelece que o comprometimento organizacional e formado por três componentes: afetivo, instrumental e normativo No componente afetivo do comprometimento o individuo permanece no trabalho porque deseja. No componente instrumental o individuo permanece no trabalho por necessidade e no componente normativo o individuo permanece no trabalho porque se sente na obrigação moral de ficar. Como estrategia de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, exploratório e descritivo. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo o perfil sócio-demográfico dos servidores e a escala de mensuração do comprometimento, que serve para medir o comprometimento em face das três bases conceitualizadas pelo modelo acima citado. Esta escala foi elaborada por Meyer e Allen (1991) e modificada em 1993 por Meyer, Allen e Smith, segundo Medeiros e Enders (1998). Como resultados da analise dos dados quanto ao perfil sócio-demográfico dos servidores se verificou predominância do sexo feminino; da função de Assistente em Administração; do grau de instrução superior completo; havendo ainda, predominância de casados, revelando indivíduos que teriam, a principio, mais comprometimento com a organização. Os resultados referentes ao tempo de trabalho na UFCG mostraram que os servidores estão a mais de 10 anos trabalhando na instituição. Quanto ao comprometimento, o que prepondera entre os servidores técnicos administrativos da Biblioteca Central e o afetivo, acompanhado em segundo lugar pelo normativo e por ultimo o instrumental. Pode-se assim concluir que, predominantemente, os servidores da Biblioteca Central da UFCG permanecem na Instituição porque desejam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleComprometimento organizacional: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2011-05-19-
dc.description.abstractThis research aimed investigate the predominant type of organizational commitment of the technical administrative employee in the Central UFCG library. The model adopted in this survey was the conceptualization of three components of organizational commitment proposed by Meyer and Allen (1991), quoted by Medeiros and Enders (1998). This model provides that organizational commitment consists of three components: affective, instrumental and normative. In the affective component of commitment the individual remains at work because he or she wants. In the instrumental component the individual remains at work by necessity and in the individual component remains at work because he or she feels in the moral obligation to stay. As search strategy, it was opted by the descriptive and exploratory studying. For collecting data it was used a questionnaire containing the socio-demographic profile of employees and the scale of measurement of commitment which is used to measure the commitment in the face of the three bases conceptualized by the above template. This scale was developed by Meyer and Allen (1991) and modified in 1993 by Meyer, Allen and Smith, according to Medeiros and Enders (1998). As results of the analysis of data on the socio-demographic profile of employees it was found female sex predominance; Assistant role in administration; the full degree of higher education; but still, predominance of married, revealing individuals who would, in principle, more commitment to the organization. The results concerning working time in UFCG showed that the employees are more than 10 years working in the institution. As to the commitment, which is predominant between technical administrative employees in the Central UFCG Library is the affective, followed secondly by normative and finally the instrumental. We can thus conclude that, predominantly, the employee of the Central Library of UFCG remain at the institution because they wish.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15271-
dc.date.accessioned2020-09-15T18:37:53Z-
dc.date.available2020-09-15-
dc.date.available2020-09-15T18:37:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational commitment: a case study at the UFCG Central Library.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Pereira da. Comprometimento organizacional: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFCG. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão e Administração Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa - Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
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