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Title: Os cursos de Administração em Universidades Públicas da Paraíba com base no projeto pedagógico.
Other Titles: Administration courses at Public Universities in Paraíba based on the pedagogical project.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Laertte Ehrich Rodrigues de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Vorster Queiroga.
Keywords: Administração;Ensino em Administração;Projeto pedagógico;Administration;Business Administration;Pedagogical project
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Laertte Ehrich Rodrigues de Sousa. Os cursos de Administração em Universidades Públicas da Paraíba com base no projeto pedagógico. 2017. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil e no mundo tem crescido a preocupação com o ensino em de Administração e, embora cada país tenha cumprido uma própria evolução até conseguir soluções compatíveis com as suas necessidades, algumas soluções mundialmente conhecidas são seguidas e celebradas. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer as particularidades e características dos cursos de Administração de universidades públicas da Paraíba com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Para tanto, o estudo em questão trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva e documental, levantando informações de Cursos de Administração de Instituições de Ensino Superior públicas do estado da Paraíba por meio dos seus sites institucionais. Foi encontrado e analisado cinco Projeto Pedagógico de Curso de quatro Universidades Federais: Instituto Federal da Paraíba – IFPB campus João Pessoa, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB campus Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG campus Sousa e Universidade Federal da Paraíba – UFPB campus Bananeiras e João Pessoa. Os resultados mostraram que no caso dos 5 PCCs há uma diferença entre alguns componentes curriculares, como por exemplo: no Instituto Federal da Paraíba - IFPB destaca-se as disciplinas de Inglês para Negócios, Saúde e trabalho e Libras. Na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB as disciplinas são voltadas ao mercado de trabalho, com componentes curriculares como: Análise de Investimento, Economia Brasileira, Orçamento Empresarial e público. Na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG o diferencial da grade curricular em relação aos outros cursos está na Redação Empresarial e Administração de Serviços. Já na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, campus Bananeiras, as disciplinas são voltadas mais para o agronegócio, com disciplinas como: Fundamentos do Agronegócio, Logística de Agronegócio e outras disciplinas, enquanto que, no campus da UFPB de João Pessoa está voltado mais para indústria e comercio. No quesito pesquisa e extensão cada universidade tem os seus projetos e tais projetos proporcionam ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário,produzindo conhecimento. Sobre o trabalho de conclusão de curso, cada universidade possui seus manuais e seguem a normas da ABNT. Como conclusão da pesquisa vemos a importância do projetos pedagógicos enquanto norteador das ações da universidade. Não obstante é necessário haver algumas iniciativas no sentido de demonstrar que o ensino em Administração pode se valer de outras formas além da matriz tradicional. A maioria das práticas em termos pedagógicos na área enfoca a ―transmissão para o uso‖ mais do que o posicionamento para a criação do conhecimento.
Abstract: In Brazil and in the world there has been growing concern about the teaching of Administration and, although each country has fulfilled its own evolution until reaching solutions compatible with its needs, some solutions known worldwide are followed and celebrated. Thinking about it, the present research has the goal of knowing the particularities and characteristics of the Administration`s courses of public universities of Paraíba based on theirs Course Pedagogical Project (PPC). Therefore, the study in question is a descriptive and descriptive exploratory qualitative research, raising information from Public Administration Courses of Public Institutions of the Paraíba´s state through its institutional sites. There was found and analyzed five Course Pedagogical Project from four Federal University: Federal Institute of Paraíba - IFPB João Pessoa campus, State University of Paraíba - UEPB Campina Grande campus, Federal University of Campina Grande - UFCG Sousa campus and Federal University of Paraíba - UFPB Bananeiras and João Pessoa campus. The results showed that in the case of the 5 PPCs there is a difference between some curricular components, for example: in the Federal Institute of Paraíba - IFPB the English for Business, Health and Labor and Libras subjects are highlighted. At the State University of Paraíba - UEPB, the disciplines are focused on the labor market, with curricular components such as: Investment Analysis, Brazilian Economy, Business and public Budget. At the Federal University of Campina Grande - UFCG the differential of the curriculum in relation to the other courses is in the Business Writing and Administration of Services. At the Federal University of Paraíba - UFPB, Bananeiras campus, the disciplines are geared more towards agribusiness, with disciplines such as: Agribusiness Fundamentals, Agribusiness Logistics and other disciplines, while at the UFPB in João Pessoa campus, the focus is on industry and Commerce. In terms of research and extension each university has its projects and that such projects provide the student with opportunities to develop their skills, analyze situations and propose changes in the organizational and societal environment, producing knowledge. Regarding the work of course conclusion, each university has its manuals and follow the norms of the ABNT. As conclusion of the research we see the importance of pedagogical projects as a guide to university actions. Nonetheless, there is a need for some initiatives to demonstrate that teaching in business can use other forms than the traditional matrix. Most pedagogical practices in the area focus on "transmission for use" rather than positioning for knowledge creation.
Keywords: Administração
Ensino em Administração
Projeto pedagógico
Administration
Business Administration
Pedagogical project
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15279
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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