Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, S. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536300654128108pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533620712396773pt_BR
dc.contributor.referee1BISPO, Ana Carolina Kruta de A.-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Allan Sarmento.-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar uma analise dos Restos a Pagar nos municípios paraibanos de Bernardino Batista, Sousa e Triunfo, no período compreendido entre os anos de 1998 e 2007, demonstrando a evolução das despesas orçamentarias, Restos a Pagar processados e disponibilidades de caixa. Os Restos a Pagar são obrigações que compõem a divida flutuante e podem ser caracterizadas como as despesas empenhadas que não foram pagas ate o dia 31 de dezembro do exercício em que foram inscritas. A existência de disponibilidade de caixa para honrar os compromissos referentes aos Restos a Pagar e importante para que haja equilíbrio orçamentário. Devido essa importância, a legislação referente ao tema e bastante ampla e esse estudo busca verificar o comportamento dos entes públicos analisados antes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), observando se deixavam disponibilidade de caixa suficiente e se, após seu advento, estão cumprindo o que preceitua o art. 42 da referida lei. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva baseada em estudo bibliográfico sobre o assunto e elementos documentais extraídos dos Balanços Anuais dos municípios analisados e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Assim, pode-se constatar que antes da LRF/2000, das prefeituras analisadas apenas o município de Triunfo/PB procurava deixar disponibilidades suficientes para honrar com os Restos a Pagar. Com o advento da referida lei, os três entes públicos estudados adequaram os orçamentos de forma que houvesse disponibilidade para honrar com os Restos a Pagar, com exceção do município de Sousa/PB, onde havia um grande volume de Restos a Pagar sem disponibilidade suficiente para seu pagamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titleUm estudo do comportamento dos restos a pagar na execução orçamentária dos municípios paraibanos de Bernardinho Batista, Sousa e Triunfo no período de 1998 a 2007.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis study aims to present an analysis of outstanding commitments in the cities of Paraiba: Bernardino Batista, Sousa and Triunfo, between 1998 and 2007, demonstrating the evolution of total budget expenditures, outstanding commitments and processed available cash. The outstanding commitments are obligations that comprise the floating debt and may be characterized as the costs involved that were not paid until December 31 in the year they were entered. The existence of available cash to honor commitments related to outstanding commitments is important for there to be balanced budget. Because of this importance, legislation concerning the theme is very broad and this study aims to investigate the behavior public entities dealt with before the Fiscal Responsibility Law (LRF), noting if they left cash enough and if after its advent, are fulfilling the precepts art. 42 of that law. To this end, we used descriptive research based on study literature on the subject and documentary evidence drawn from Balance Sheets of the municipalities analyzed and the Treasury (STN). Thus, one can see that before LRF/2000, the municipalities analyzed only the municipality of Triunfo-PB sought to make sufficient cash to honor outstanding commitments. With the advent of that law, the three public bodies studied conformed budget so that there was willingness to honor outstanding commitments with exception of the municipality of Sousa, Paraiba, where there was a large volume of the remains without paying sufficient time for its payment, which reduced after the enactment of that law, but have not yet reached a appropriate level, it would be a total of resources that could pay the entire amount of outstanding commitments each year, showing that municipality of Sousa, Paraiba, is not complying with the Law of Responsibility Tax.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15286-
dc.date.accessioned2020-09-16T10:36:52Z-
dc.date.available2020-09-16-
dc.date.available2020-09-16T10:36:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLei de Responsabilidade Fiscalpt_BR
dc.subjectRestos a Pagarpt_BR
dc.subjectDisponibilidadespt_BR
dc.subjectFiscal Responsibility Lawpt_BR
dc.subjectOutstanding Commitmentspt_BR
dc.subjectAvailabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Sileide de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study of the behavior of the remains to be paid in the budget execution of the Paraíba municipalities of Bernardinho Batista, Sousa and Triunfo in the period from 1998 to 2007.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Sileide de Oliveira. Um estudo do comportamento dos restos a pagar na execução orçamentária dos municípios paraibanos de Bernardinho Batista, Sousa e Triunfo no período de 1998 a 2007. 2010. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILEIDE DE OLIVEIRA LIMA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2010.pdfSileide de Oliveira Lima - TCC Ciências Contábeis CCJS 2010. 3.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.