Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576194923614632pt_BR
dc.contributor.advisor1GUILHERME, Hipónio Fortes.-
dc.contributor.advisor1IDGUILHERME, H. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796976833429014pt_BR
dc.contributor.referee1BISPO, Ana Carolina Kruta de A.-
dc.contributor.referee2ALVES, Voster Queiroga.-
dc.description.resumoEste estudo consiste em descrever o grau de conhecimento apresentado pelos gestores das industrias de vestuário da cidade de Catolé do Rocha/PB a respeito dos conceitos de Ética e de pratica de Responsabilidade Social Corporativa. O trabalho aborda aspectos teóricos sobre a Ética e Responsabilidade Social Corporativa, objetivando evidenciar a sua importância no universo dos negócios, haja vista tratar-se de uma nova visão da gestão corporativa. Uma gestão ética e transparente que estabelece mecanismos de dialogo com os diversos públicos da empresa, visando incorporar ao negócio as expectativas das partes interessadas ou impactadas pela atuação da organização, dando-lhes um diferencial competitivo no mercado. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e de campo; assim, a pesquisa pode ser caracterizada como sendo descritiva. A abordagem utilizada na analise dos resultados foi a quantitativa. Os dados foram coletados a partir de uma relação das Industrias de vestuário ativas na cidade de Catolé do Rocha/PB. Essa relação foi concedida pela Coletoria da cidade. De acordo com essa repartição publica (a coletoria), existe em torno de vinte e sete (27) empresas ativas na cidade, que constituem o universo desta pesquisa. Entretanto, foi utilizada uma amostra do tipo não probabilística por acessibilidade e foram contempladas 14 empresas (amostra), uma vez que as outras 13 estão cadastradas pela instituição como ativas, mas não estão funcionando. Junto as 14 empresas as informações foram coletadas através de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, respondido pelos gestores destas empresas. Como resultado, a julgar pelas respostas dadas ao questionário, pode-se constatar que os gestores tem conhecimento dos conceitos relacionados a Responsabilidade Social Corporativa; porem, esse concerto chega a ser confundido com filantropia. Ademais, acham relevante ter uma visão de Ética empresarial na condução dos negócios. A maioria das empresas pesquisadas trabalha com ações sociais junto a sociedade, pois, segundo elas, isso gera benefícios para a organização. Entretanto, apesar de acreditarem nos reflexos positivos na empresa, pelas melhorias advindas das ações sociais praticadas por elas, não adotam estratégias para a realização de tais praticas de ações sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titleÉtica e responsabilidade social corporativa: um estudo nas indústrias de vestuário da cidade de Catolé do Rocha - PB.pt_BR
dc.date.issued2010-11-25-
dc.description.abstracthis study consists in describe the degree of knowledge shown by the managers of apparel industries of the city of Catole do Rocha/ PB on the concepts of ethics and the practice of Corporate Social Responsibility. The paper addresses the theoretical aspects of the Ethics and Corporate Social Responsibility, in order to emphasize their importance in the business world, given that this is a new vision of management. The ethical and transparent management that establish mechanisms for dialogue with different stakeholders of the company, seeking to incorporate to the business expectations of stakeholders impacted by the performance or the organization, giving them a competitive edge in the market. The methodology used in developing this work was based on bibliographical and field research, so the research can be characterized as descriptive. The approach used in data analysis was quantitative. The data were collected from a list of active apparel industries in the city of Catole do Rocha/PB. This relationship was granted by the city tax collector. According to this government office (the collector), there are around twenty-seven (27) companies active in the city, which constitute the universe of this research. However, it was used a non-probability sample by accessibility and were addressed by 14 companies (sample), since the other 13 are enrolled by the institution as active, but are not working. Along with the 14 companies the information was collected through a structured questionnaire with clear and objective questions, answered by the managers of these companies. As a result, judging from the replies to the questionnaire, it was noted that managers are aware of concepts related to Corporate Social Responsibility, but this concept comes to be confused with philanthropy. Moreover, they find relevant to have an ethic overview of business in conducting business. Most companies surveyed works with social actions to society, because, according to them, that generates benefits for the organization. However, although believing in the positive impact the company, by the improvements stemming from social actions committed by them, do not adopt strategies for carrying out such practices of social activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15296-
dc.date.accessioned2020-09-16T13:18:46Z-
dc.date.available2020-09-16-
dc.date.available2020-09-16T13:18:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativapt_BR
dc.subjectAções Sociaispt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectCorporate Social Responsibilitypt_BR
dc.subjectSocial Activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Genismara dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthics and corporate social responsibility: a study in the clothing industries in the city of Catolé do Rocha - PB.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Genismara dos Santos. Ética e responsabilidade social corporativa: um estudo nas indústrias de vestuário da cidade de Catolé do Rocha - PB. 2010. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GENISMARA DOS SANTOS ROCHA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2010.pdfGenismara dos Santos Rocha - TCC Ciências Contábeis CCJS 2010. 5.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.