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Title: Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Marketing strategies in funeral services in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
Keywords: Setor funerário;Composto mercadológico;Serviços;Funeral sector;Marketing Compound;services;Serviços funerários
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas.
Abstract: The study of marketing represents an area of paramount importance in any type of business. Developing marketing strategies for internal and external customers can be a source of competitive advantage. In this context, the present work aims to investigate the marketing strategies used by funeral companies in the city of Sousa – PB. For this, a qualitative and descriptive methodology was adopted, through which data were collected through a structured interview with the five existing companies of the sector in the city under study. The main results of the research show that to a greater or lesser degree, companies use the marketing compound to outline their marketing strategies. The elements of service marketing most observed by the funeral industry are: quality product; Clients satisfaction; Competitive price and concern with the physical evidence. This work contributes to the development of researches in the marketing area of funeral services, since the researches in this theme are quite scarce.
Keywords: Setor funerário
Composto mercadológico
Serviços
Funeral sector
Marketing Compound
services
Serviços funerários
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323
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