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Title: Percepção dos acadêmicos de ciências contábeis acerca da ética no exercício da profissão contábil.
Other Titles: Perception of accounting students about ethics in the exercise of the accounting profession.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Aline Cristina Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÊGO, Thaiseany Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUILHERME, Hipónio Fortes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Voster Queiroga.
Keywords: Percepção;Ética;Profissão Contábil;Perception;Ethics;Accounting Profession
Issue Date: 25-Nov-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Aline Cristina Fernandes de. Percepção dos acadêmicos de ciências contábeis acerca da ética no exercício da profissão contábil. 2010. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: A ética é considerada uma ferramenta necessária nas atividades da profissão contábil e deve estar inserida nos variados campos profissionais e acadêmicos, mais precisamente em nossos dias. O future profissional de contabilidade enfrenta um grande desafio junto a sociedade, onde se depara com situações que podem comprometer sua integridade ética, as quais desrespeitam as normas de condutas morais. Diante disso, esse trabalho justifica-se pelo desejo de mudanças na pratica profissional, contribuindo para uma melhor compreensão no processo de tomada de decisão dos futuros profissionais da área contábil e sua relação com a sociedade, enfatizando, para tanto, atitudes e transparências nas informações expostas. Por isso, nossas reflexões destinam-se, sobretudo, aos acadêmicos e profissionais de contabilidade, orientando-os sobre a importância dos valores éticos e morais no trilhar da carreira profissional. Neste sentido, este estudo teve por intuito mostrar a percepção dos acadêmicos de ciências contábeis acerca da ética no exercício da profissão contábil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizada como descritiva. Na analise dos resultados a abordagem utilizada foi quantitativa. O universo da pesquisa foi direcionado a 84 (oitenta e quatro) acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis que tiveram contato com a disciplina de Ética Profissional. A amostra utilizada e do tipo não probabilístico por acessibilidade que contemplou 70 (setenta) acadêmicos que responderam um questionário estruturado com 15 (quinze) questões objetivas do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sousa-PB. Mediante ao cruzamento de questionamentos, os resultados nos revelam que foram verificadas algumas contradições referentes a percepção dos acadêmicos acerca da ética no exercício da profissão contábil. Em um primeiro momento, a maioria dos acadêmicos, teoricamente tem conhecimento sobre ética profissional, no entanto, já agiram de forma antiética. Posteriormente, ao serem indagados sobre fraudes fiscais e sonegação de impostos, os mesmos tiveram atitudes éticas, ao confirmarem que não orientariam a sonegar impostos.
Abstract: Ethics is considered a necessary tool in the activities of the accounting profession and must be inserted in various professional and academic fields, more precisely in our days. The professional future of the accountancy faces a major challenge to the society, which is faced with situations that may compromise its ethical integrity, which flout the rules of moral conduct Therefore, this work is justified by the desire for changes in professional practice, contributing to a better understanding in decision-making process of future professionals in accounting and their relationship to society, emphasizing, for both, attitudes and transparency of information exposed. Therefore, our reflections are intended mainly to academics and accounting professionals, advising them about the importance of ethical and moral values in the tread of a professional career. Thus, this study was meant to show the students' perception of accounting sciences on ethics in the profession of accounting. The methodology used was a bibliographical and field search, characterized as descriptive. In the analysis of the results it was used a quantitative approach. The research was directed to 84 (eighty four) students graduating in Accounting who had contact with the discipline of Professional Ethics. The sample is not probabilistic type of accessibility that included 70 (seventy) students who answered a structured questionnaire with 15 (fifteen) objective questions of accounting science course at the Federal University of Campina Grande-PBCampus Sousa. Through the intersection of questions, the results tell us that it was observed some contradictions concerning the perceptions of academics about the ethics in the accounting profession. At first, most students theoretically have knowledge of professional ethics, however, had acted unethically. Later, when asked about tax fraud and tax evasion, they had the same ethical attitudes, confirming that they would not guide to evade taxes.
Keywords: Percepção
Ética
Profissão Contábil
Perception
Ethics
Accounting Profession
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15326
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