Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, G. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506214598206594pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111688738963072pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, estamos vivenciando constantes mudanças no mundo empresarial. Pode-se afirmar que estas sio consequência da nova era, a era do conhecimento. Basicamente os componentes desse novo cenário são a tecnologia da informação e o desenvolvimento de pessoas que criam novos mercados e serviços. Nesse contexto os ativos intangíveis ganharam espaço, e o CI assume papel de suma importância como agente agregador de valor as empresas e entidades. O setor de varejo no Brasil tem grande representatividade econômica e principalmente através da sua distribuição multicanal que faz uso intensivo de itens que compõem o Capital Intelectual. Este estudo objetivou investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa a forma pela qual o Capital intelectual e apresentado em suas demonstrações. Para isso convencionou-se a escolha de companhias do setor de varejo listadas no Guia Exame Melhores e Maiores de 2009, sendo que as informações obtidas foram extraídas da BOVESPA no período de 2007 a 2009. Por meio dos resultados obtidos pode-se afirmar que a forma de apresentação do Capital Intelectual das companhias e expressivo nos relatórios anuais e relatórios da administração onde de forma direta ou indireta e possível observar a existência de itens que compõem o CI. Outra conclusão encontrada foi de que a categoria Capital Humano foi a classificação que obteve mais ocorrências, e, alem disso, foi constatada a afirmação de que não existe legislação ou órgãos normatizadores de como devem ser evidenciados os itens pertencentes ao CI nas demonstrações. E por fim observou-se que houve aumento de informações ao longo do tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCapital intelectual: um estudo nas empresas do setor varejista listadas no guia exame maiores e melhores de capital aberto de 2009.pt_BR
dc.date.issued2010-07-
dc.description.abstractNow a day we are witnessing constant changes in the corporative world. We can notice that the reason behind all those changes is new age, the age of knowledge. Basically this new scenario is composed by information technology and the development of people who create new markets and services. In this context the intangibles assets gained ground and the CI takes the role of great importance as a value aggregator for companies. The retail sector in Brazil has a great economic representativeness mainly through its multichannel distribution which makes intensive use of items that compose the intellectual capital. This case study aimed to investigate, through a qualitative research the way in which the intellectual capital is presented and its demonstrations. To achieve this conventionally were chosen some companies from retails sector in Brazil listed in the "Guia Exame Melhores e Maiores de 2009°, the information was obtained in BOVESPA during the period of 2007 to 2009. Trough the obtained results we can affirm that the presentation of the intellectual capital of companies is significant in the annual and administrative reports where in a direct or indirect way is possible to observe the existence of items that compose the CI. Other conclusion is that the division of the human capital classification was the one with the most part of occurrences, and on top of that, was found that there is no legislation or ruling companies that determines how the items in the CI should be evidenced in the demonstrations. At the end, it appears that there was an increase of information over time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15346-
dc.date.accessioned2020-09-17T15:27:21Z-
dc.date.available2020-09-17-
dc.date.available2020-09-17T15:27:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Gerlandia Tavares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntellectual capital: a study of the companies in the retail sector listed in the biggest and best publicly traded exam guide of 2009.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Gerlandia Tavares de. Capital intelectual: um estudo nas empresas do setor varejista listadas no guia exame maiores e melhores de capital aberto de 2009. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERLANDIA TAVARES DE ARAÚJO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2010.pdfGerlandia Tavares de Araújo - Ciências Contábeis CCJS - 2010. 5.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.