Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15351
Title: Consciência ambiental: uma investigação junto aos discentes de ciências contábeis da UFCG, Sousa-PB.
Other Titles: Environmental awareness: an investigation among students of accounting sciences at UFCG, Sousa-PB.  
???metadata.dc.creator???: SARMENTO, Rosileide Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Marconi Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Janeide A.
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SAREMENTO, Rosileide Farias. Consciência ambiental: uma investigação junto aos discentes de ciências contábeis da UFCG, Sousa-PB. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Os aspectos ligados ao meio ambiente e a educação ambiental assumiram proporções enormes dentro da sociedade e das organizações, assim, a preocupação com a degradação ambiental tornou-se uma questão importante, pois o cuidado com o meio ambiente, a conscientização e a responsabilidade social e fruto da educação, dos aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos. Nesse cenário, a busca por uma melhor consciência ambiental e algo importante e que deve ser estimulado e desenvolvido no intuito de contribuir para o uso mais racional dos recursos naturais. Dessa forma, esse estudo tem por objetivo discutir os aspectos da consciência ambiental dos atuais discentes e futuros contadores do Curso de Ciências Contábeis da UFCG apontando condições, desafios e perspectivas para a ampliação da formação socioambiental no projeto pedagógico da graduação em Ciências Contábeis, com intuito de proporcionar uma visão interdisciplinar do curso em estudo. O procedimento utilizado foi composto pela pesquisa de campo, com natureza quantitativa, com o uso das técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. Os resultados encontrados pela Analise Fatorial (AF) apontam as dimensões relevantes em relação a consciência ambiental dos discentes estudados. Do exposto, obteve-se o primeiro fator como mais relevante nomeado de Consumo Engajado e Mobilização sobre as Questões Ambientais - maior variância total explicada pelo fator - 21,39% e media geral das cargas fatoriais 0,72; o segundo Preocupação com a Geração de Resíduos Sólidos - 16,70% da variância total e media geral das cargas de 0,83; o terceiro relacionado a Estrategia Diferenciada do Curso - 16,67% da variância e media geral das cargas igual a 0,83; e por fim o quarto fator nomeado por Ambiente Domestico - com uma variância total 11,83% e media geral das cargas 0,84. A partir dos resultados encontrados pode-se inferir e reconhecer que existem fatores ou dimensões não cobertos por este estudo e que também podem explicar a variabilidade das respostas dadas pelos alunos. Do exposto, pode-se afirmar que, no curso não existe um projeto com um foco mais direcionado para a interdisciplinaridade. Finalmente percebeu-se que o Projeto do Curso esta sendo discutido pelo colegiado do curso de Ciências Contábeis, visando efetivamente ter uma proposta com maior robustez, tentando eliminar um pouco dos vieses existentes e obter uma visão mais holística da realidade contábil e das demais áreas relacionadas.
Abstract: The aspects related to environment and environmental education reached huge proportions in society and organizations. Therefore, preoccupation the environmental degradation has become an important issue, for care with the environment, awareness and social responsibility are results of the education linked to the cultural, political, economic and social aspects. In this scenario, the search for a better environmental awareness is important and something that should be stimulated and developed in order to contribute to more rational use of natural resources. Thus, this study aims to debate the aspects of environmental awareness of current students of Accounting Science of UFCG (and future accountants) pointing conditions, challenges and prospects for expanding social and environmental training in teaching project for this course to provide an interdisciplinary way to see studies in this area. The procedures used were composed by the field research, with quantitative, using the techniques of descriptive statistics and factorial analysis. The results of the analysis, Factorial Examine (AF), pointed out the relevant dimensions to the environmental awareness of the students Based on the study, the factor considered as more relevant was Engaged Consumption and Mobilization on Environmental Issues - the highest total variance explained by the factor - 21.39% and average load factor of 0.72; the second being Concerns on Solid Waste Generation -16.70% of total variance and average loads of 0.83; the third is related to Differentiated Course Strategy - 16.67% of the variance and average loads equal to 0.83; and finally the fourth factor, named as Domestic Enviroment - with a total variance of 11.83% and overall average loads of 0.84. From the results we can infer and recognize that there are factors or dimensions not covered by this study and could explain the variability of the responses given by students. From the foregoing, it can be stated that in the course there is no project focused towards interdisciplinary. It was, then, realized that the course design is being discussed by the students of Accountancy, with a goal of having a proposal with effectively greater strength, trying to eliminate some of the existing biases and to obtain a more holistic view of the accounting and related field's reality.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15351
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSILEIDE FARIAS SARMENTO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2010.pdfRosileide Farias Sarmento - Ciências Contábeis CCJS - 2010. 6.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.