Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367
Title: Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
Other Titles: Market research: audience levels of Sousa-PB radio stations (2015).
???metadata.dc.creator???: CAMPOS, Janeide Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Meios de comunicação;Estações de rádio;Audiência;Marketing;Media;Radio stations;Court hearing;Marketing
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPOS, Janeide Ribeiro. Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). 2015. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Os meios de comunicação representam uma grande importância no comportamento das pessoas, possibilitando que as mesmas os utilizem para chamar a atenção para vários assuntos. Assim, destaca-se o rádio, que é um meio de comunicação popular, acessível a todas as classes sociais, e que está sempre presente no dia-a-dia das pessoas, sempre se adaptando as novas tecnologias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo de estudo: Verificar os níveis de audiência das estações de rádio sediadas no município de Sousa-PB. Para tanto, utilizou-se dos procedimentos metodológicos literários, bem como da pesquisa de campo, por meio de um estudo descritivo e exploratório. Onde se aplicou um questionário a uma amostra de 300 ouvintes e não ouvintes escolhidos aleatoriamente em 10 bairros da cidade de SousaPB. Obtendo nos resultados da análise que a maioria dos respondentes escuta rádio diariamente, com média 2h a 3h por dia. Observa-se que a preferência do público está nas emissoras FM, destacando-se a Sousa 104 FM e a Líder 97 FM. Esse fato pode ser ocasionado pela necessidade dos ouvintes em optarem por ouvir até mesmo pelo celular com transmissão de boa qualidade. Foi identificado ainda que a maioria dos ouvintes se deixam influenciar e compraria sempre, quase sempre ou as vezes um produto anunciado pelo locutor. Nesse sentido, pode-se afirmar que o rádio, é um meio de comunicação bastante utilizado, capaz de transmitir notícias e entretenimento para os mais variados lugares, e também serve como auxílio ao marketing das empresas locais.
Abstract: The media represent a great importance in people's behavior, enabling them to use them to draw attention to various issues. Thus, the radio stands out, which is a popular means of communication, accessible to all social classes, and that is always present in day-to-day lives, always adapting new technologies. In this context, this paper aims to study: Check the viewing figures of radio stations based in the city of Sousa-PB. To this end, we used the literary methodological procedures as well as field research, through a descriptive study. Which applied a questionnaire to a sample of 300 listeners and non-listeners randomly selected in 10 districts of the city of Sousa-PB. Getting the results of the analysis that the majority of respondents listen to the radio daily, averaging 2 hours to 3 hours per day. It is observed that the preference of the public is in FM stations, highlighting the Sousa 104 FM and 97 FM Leader. This may be caused by the need of listeners choose to listen even by phone with good quality transmission. It was also identified that most listeners are influenced and buy always, often or sometimes a product announced by the speaker. In this sense, one can say that the radio is a medium of communication widely used, capable of transmitting news and entertainment for various places, and also serves as an aid to local business marketing.
Keywords: Meios de comunicação
Estações de rádio
Audiência
Marketing
Media
Radio stations
Court hearing
Marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANEIDE RIBEIRO CAMPOS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdfJaneide Ribeiro Campos -TCC Administração 2015721.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.