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Title: Literatura africana para crianças pelos caminhos da intercompreensão de línguas românicas.
Other Titles: African literature for children along the paths of intercomprehension of romance languages.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Mariana de Normando.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Cleudene de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DEGACHE, Christian Jean-Marie Régis.
Keywords: Literatura Africana;Plurilinguismo;Formação Integral;Formação Leitora;Formação Cidadã;Línguas Românicas;African Literature;Multilingualism;Full Formation;Reader Training;Citizen Training;Romance Languages
Issue Date: 28-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, M. de N. Literatura africana para crianças pelos caminhos da intercompreensão de línguas românicas. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: No meio acadêmico e escolar, sobretudo no âmbito das Letras, há sempre uma discussão sobre a necessidade de formar cidadãos com uma visão plurilíngue e pluricultural, na contemporaneidade. Além disso, uma discussão que caminha em paralelo a esta é a necessidade de se formar leitores conscientes e com uma visão mais ampla do mundo que os cerca. Nessa perspectiva, não há como desconsiderar o fenômeno literário no âmbito do ensino de LE; pois, o texto literário pode em muito contribuir com o ensino de LE, especialmente no que se refere à ampliação da visão cultural dos alunos e à sua formação leitora. Nesse cenário, identificamos a metodologia conhecida como Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR ou IC) como um espaço particular para se fomentar uma educação que instigue à reflexão concernente à sensibilização e à formação cidadã. Dessa forma, estabelecemos como objetivo geral para essa pesquisa analisar o impacto de textos literários infantis de origem africana na perspectiva da intercompreensão de línguas românicas, de modo a contribuir para a formação leitora e cidadã das crianças. Especificamente, nossos objetivos são: refletir sobre as propostas e desafios da IC, enquanto (recente) metodologia, em diálogo com o texto literário para o ensino de LE na infância; investigar possíveis caminhos para que a literatura africana seja levada até as crianças através de uma abordagem plurilíngue e pluricultural; e, por fim, identificar elementos que apontem para a contribuição do texto literário e da IC no processo de formação leitora, bem como a sua importância para uma formação integral da criança, conforme sugere a LDB (1996). Para alcançarmos nossos objetivos e respondermos à pergunta que norteia esta pesquisa, a saber: em que medida a leitura literária de textos da literatura africana, pelos caminhos da IC, pode ser uma experiência importante para contribuir na formação integral, plurilíngue e pluricultural de pequenos aprendizes de línguas? Analisamos nosso corpus à luz de estudos já anteriormente realizados sobre a IC, visitando pesquisadores da área como Capucho (2010), Lima (2015) e Alas-Martins (2014); além de reflexões acerca do ensino de LE desde a infância e, em uma perspectiva sui generis, pelos caminhos da literatura, baseando-nos nas reflexões de autores como Vanthier (2009), Souza (2004) e Zilberman (2003); e, ainda, reflexões à respeito das representações da África pelos brasileiros e sobre as literaturas e culturas africanas, através de pesquisadores como Alves e Timbane (2016), Madanêlo (2010) e Oliva (2009). Os Corpus de nossa análise são constituídos por questionários que foram dirigidos à crianças participantes de uma experiência na qual foi aplicada a metodologia da IC junto à leitura de textos literários, bem como aos seus pais e à professora. Ademais, utilizamos notas de campo oriundas da observação das aulas, além de atividades propostas a partir de leituras literárias dirigidas às crianças. Logo, através desse estudo, pudemos perceber que a junção do texto literário e da IC proporcionaram às crianças uma aprendizagem para além da linguística, contribuindo na formação integral dos mesmos, despertando o interesse pela leitura e ampliando o conhecimento das mesmas sobre o continente africano.
Abstract: In the academic and school-based community, mainly in terms of Modern Languages, there is always a discussion about the necessity of forming citizens with a multilingual and multicultural vision nowadays. Besides that, one discussion that concomitant follows this one is the necessity to form aware readers with a broad vision about the world that surrounds them. From this perspective, there is no way on how to disregard the literature phenomenon in terms of ML teaching; since the literary text can contribute a lot with the ML teaching, especially concerning the students’ cultural vision expansion and their reading background. With this in mind, the methodology known as the Inner comprehension of the Romanic tongues (IRT or IC) is identified as a private space to foster an education that incites the reflection associated with sensitization and citizenship education. In this matter, this research’s general objective is established to analyze the children's literary texts from African origin in the perspective of the inner comprehension of the Romanic tongues, in such a way as contributing to the children’s reading and citizenship formation. Specifically, our objectives are: reflecting about IC’s proposals and challenges insofar as a (recent) methodology on a dialogue with a literary text for ML teaching during childhood; investigating likely paths to lead the African literature to the children through a multilingual and multicultural approach; and finally identifying elements that point out to the literary text and IC contribution in the process of the reading formation, as well as its importance to a child’s full formation per LDB (1996). To accomplish those aforesaid objectives and to answer the question that guides this research, namely to what extent the reading of literary texts from the African literature through the IC path can be an important experience and contribute to the full, multilingual, and multicultural formation of the young learners? Analyzing our corpus in the light of studies previously carried out on IC, visiting researchers in the field such as Capucho (2010), Lima (2015) and Alas-Martins (2014); aside from the reflections concerning the ML teaching since childhood and from a sui generis perspective through the literature paths, based on thoughts of authors such as Vanthier (2009), Souza (2004) and Zilberman (2003); and still reflections regarding the African representations by Brazilian people and on the African literature and culture through researchers such as Alves and Timbane (2016), Madanêlo (2010) and Oliva (2009). The Corpus of this analysis are constituted of questionnaires that were directed towards children who were members of an experience in which the IC methodology was applied alongside the reading of the literary text as well as the teachers and parents. Moreover, field notes backed from class observation were used, not only the proposed activities as of literature readings directed towards the children. Therefore, through this study, the literary text and IC junction can be noticed for providing the children learning apart from linguistic, contributing to their full formation, awaking an interest for the reading, and expanding their knowledge about the African continent.
???metadata.dc.description.resumen???: En el medio académico y educativo, sobre todo en el campo de la Filología, existe un debate sobre la necesidad de formar ciudadanos con una visión plurilingüe y pluricultural, en nuestra actualidad. Además de eso, un debate que camina en paralelo a este es la necesidad de formar lectores conscientes con una visión mas amplia del mundo que los rodea. De esta perspectiva, no podemos ignorar el fenómeno literario en el área educativa de LE; pues, el texto literario puede contribuir considerablemente a la enseñanza de LE, especialmente cuando se pretende ampliar la visión cultural de los alumnos y su formación lectora. En este panorama, identificamos la metodología conocida como Intercomprensión de Lenguas Romances (ILR ó IC) como un espacio particular para fomentar una educación que estimule a la reflexión con respecto a la sensibilización y a la formación ciudadana. De esta forma, establecemos como objetivo general para esta investigación analizar el impacto de textos literarios infantiles de origen africano desde el punto de vista de la intercomprensión de lenguas romances, de forma que colabore con la formación lectora y ciudadana de los niños. Específicamente, nuestros objetivos son: reflexionar sobre las propuestas y desafíos de la IC, en cuanto (reciente) a metodología, en dialogo con el texto literario para la enseñanza de LE en la infancia; investigar posibles estrategias para que la literatura africana sea llevada hasta los niños a través de un método plurilingüe y pluricultural; y, de esta forma, identificar elementos que lleven a la colaboración del texto literario y de la IC en el proceso de formación lectora, así como la importancia para la formación integral del niño, de acuerdo a lo que propone LDB (1996). Para alcanzar nuestros objetivos y responder a la pregunta que encabeza esta investigación, a saber: ¿En que medida la lectura literaria de textos de la literatura africana, por los caminos de la IC, puede ser una experiencia importante para contribuir en la formación integral, plurilingüe y pluricultural de pequeños principiantes de lenguas? Analizamos nuestro corpus a la luz de estudios anteriormente realizados sobre la IC, visitando investigadores del área como Capucho (2010), Lima (2015) y Alas-Martins (2014); además de reflexiones sobre la enseñanza de LE desde la infancia y, en una perspectiva sui generis, por los caminos de la literatura, basándonos en reflexiones de autores como Vanthier (2009), Souza (2004) y Zilberman (2003); e, incluso, reflexiones al respecto de las representaciones en África por los brasileños y sobre las literaturas y culturas africanas, a través de investigadores como Alves y Timbane (2016), Madanêlo (2010) y Oliva (2009). Los Corpus de nuestro análisis son constituidos por cuestionarios que fueron dirigidos a niños participantes de una experiencia en la cual fue aplicada la metodología de la IC junto a la lectura de textos literarios, así como a sus padres y a la profesora. Además, utilizamos notas de campo oriundas de la observación de clases, además de actividades propuestas a partir de lecturas literarias dirigidas a los niños. Por lo tanto, a través de este estudio, percibimos que la asociación del texto literario y la IC proporcionan a los niños un aprendizaje que vá más allá de la lingüistica, contribuyendo en la formación integral de los mismos, despertando el interés por la lectura y ampliando el conocimiento de las mismas sobre el continente africano.
???metadata.dc.description.resume???: Dans le milieu universitaire et scolaire, surtout dans le domaine des Lettres, il y a toujours une discussion sur la nécessité de former des citoyens avec une vision plurilingue et pluriculturelle, à l'époque contemporaine. En plus, une discussion qui marche en parallèle avec celle-là est la nécessité de former des lecteurs conscients avec une vision plus large du monde qui les entoure. Dans cette perspective, il n'est pas possible d'ignorer le phénomène littéraire dans le domaine de l'enseignement de LE, car le texte littéraire peut grandement contribuer à l'enseignement de LE, en particulier en ce qui concerne l'élargissement de la vision culturelle des étudiants et leur formation à la lecture. Dans ce scénario, nous identifions la méthodologie connue sous le nom d'Intercompréhension des Langues Romanes (ILR ou IC) comme un espace particulier pour favoriser une éducation qui incite à la réflexion sur la sensibilisation et la formation des citoyens. Ainsi, nous avons fixé comme objectif général à cette recherche d'analyser l'impact des textes littéraires d'origine africaine pour enfants dans la perspective de l'intercompréhension des langues romanes, afin de contribuer à la formation à la lecture et à la formation citoyenne des enfants. Plus précisément, nos objectifs sont les suivants: réfléchir aux propositions et aux défis de l’IC, en tant que (récente) méthodologie, en dialogue avec le texte littéraire pour l'enseignement de LE dans l'enfance; étudier les moyens possibles d'apporter la littérature africaine aux enfants par une approche plurilingue et pluriculturelle; et, enfin, identifier les éléments qui mettent en évidence la contribution du texte littéraire et de l'IC dans le processus de formation à la lecture, ainsi que son importance pour une formation intégrale de l'enfant, comme le suggère la LDB (1996). Afin d'atteindre nos objectifs et de répondre à la question qui guide cette recherche, à savoir: dans quelle mesure la lecture littéraire des textes de la littérature africaine, par les chemins de l’IC, peut être une expérience importante pour contribuer à la formation intégrale, plurilingue et pluriculturelle des petits apprenants de langues? Nous avons analysé notre corpus à la lumière des études précédemment réalisées sur l'IC, en consultant des chercheurs de ce domaine tels que Capucho (2010), Lima (2015) et Alas-Martins (2014); en plus des réflexions sur l'enseignement de LE depuis l'enfance et, dans une perspective sui generis, par les chemins de la littérature, à partir des réflexions d'auteurs tels que Vanthier (2009), Souza (2004) et Zilberman (2003); et, encore, des réflexions sur les représentations de l'Afrique par les Brésiliens et sur les littératures et cultures africaines, à travers des chercheurs tels que Alves et Timbane (2016), Madanêlo (2010) et Oliva (2009). Les corpus de notre analyse sont constitués de questionnaires qui ont été adressés aux enfants participants à une expérience dans laquelle la méthodologie de l’IC et la lecture de textes littéraires ont été apliquées, ainsi qu'à leurs parents et à leur l'enseignante. En outre, nous avons utilisé des notes issues de l'observation des classes, ainsi que des activités proposées à partir de lectures littéraires destinées aux enfants. De cette manière, à travers cette étude, nous avons pu nous rendre compte que l'union du texte littéraire et de l’IC a fourni aux enfants un apprentissage au-delà de la linguistique, contribuant à leur formation intégrale, en éveillant l'intérêt pour la lecture et en élargissant leurs connaissances sur le continent africain.
Keywords: Literatura Africana
Plurilinguismo
Formação Integral
Formação Leitora
Formação Cidadã
Línguas Românicas
African Literature
Multilingualism
Full Formation
Reader Training
Citizen Training
Romance Languages
???metadata.dc.subject.cnpq???: Línguas Estrangeiras Modernas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15368
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