Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15371
Title: Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas.
Other Titles: Factors that influence the teaching-learning process from the perspective of students in the Accounting course: a comparative analysis between public and private higher education institutions.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cármem Lúcia Nascimento da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem;Curso de Ciências Contábeis;Perfil dos professores;Perspectiva dos alunos;Instituição de Ensino Superior;Instituição Pública e Privada;Teaching-learning process;Accounting Course;Teacher profile;Students' perspective;Higher Education Institution;Public and Private Institution
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Carmém Lúcia Nascimento da. Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de uma IES Federal, uma IES Estadual e outra Privada do Estado da Paraíba. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários, totalizando 205 respostas válidas. Os resultados mostraram, que as variáveis que se destacaram como mais influenciadoras no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva dos alunos foram: a didática do professor, referente ao fator professor; o programa da disciplina bem planejado, referente ao fator assunto; Desejo de aprender o assunto, fator aluno; e com relação ao aspecto institucional da IES Federal, predominou a resposta de existência de auxiliares de ensino e de monitores, enquanto que, na Estadual e Privada, biblioteca equipada com um extenso acervo de livros e instalações adequadas. Quanto aos fatores que influenciam de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem, teve como resultado das IES Federal e Estadual, referente às atitudes do aluno, a falta de dedicação fora da sala de aula; já os alunos da IES Privada acreditam que sejam as conversas paralelas em excesso na aula. Com relação às atitudes negativas do professor, a falta de domínio do assunto a ser explanado foi a mais citada entre os estudantes. Através dos resultados apresentados, espera-se colaborar para que haja absoluta efetividade no processo de ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Ao professor nasce uma ocasião para aperfeiçoar seu trabalho, e, à Instituição apresentar soluções para os fatores que estejam sob seu controle.
Abstract: The present study aims to analyze the factors that influence the teaching-learning process in the perception of the students of the accounting sciences course of a Federal HEI, a State HEI and another Private School of the State of Paraíba. The research was carried out through the application of questionnaires, totaling 205 valid answers. The results showed that the variables that stood out as most influential in the teaching-learning process from the perspective of the students were: teacher didactics, referring to the teacher factor; The program of the discipline well planned, referring to the subject factor; Desire to learn the subject, student factor; And in relation to the institutional aspect of the Federal HEI, there was a predominant response to the existence of teaching aides and monitors, while in the State and Private schools a library equipped with an extensive collection of books and adequate facilities. As for the factors that negatively influence the teaching-learning process, the result of the Federal and State HEI, related to the student's attitudes, was the lack of dedication outside the classroom; already the students of the HEI Private believe that the parallel conversations are in excess in the class. With regard to the negative attitudes of the teacher, the lack of mastery of the subject to be explained was the most cited among the students. Through the presented results, it is hoped to collaborate so that there is absolute effectiveness in the teaching-learning process of the course of Accounting Sciences. The teacher is given an occasion to perfect his work, and to the Institution to present solutions to the factors that are under his control.
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem
Curso de Ciências Contábeis
Perfil dos professores
Perspectiva dos alunos
Instituição de Ensino Superior
Instituição Pública e Privada
Teaching-learning process
Accounting Course
Teacher profile
Students' perspective
Higher Education Institution
Public and Private Institution
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15371
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARMÉM LÚCIA NASCIMENTO DA SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2017.pdfCarmém Lúcia Nascimento da Silva - TCC Ciências Contábeis 2017331.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.