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Title: O controle interno como ferramenta de gestão nas empresas de revendedoras de veículos na cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Internal control as a management tool in vehicle dealer companies in the city of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Bruno Anderson da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Luiz Gustavo de Sena Brandão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SARAIVA, Mirza Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Marcos Macri de.
Issue Date: 24-Nov-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Bruno Anderson da Silva. O controle interno como ferramenta de gestão nas empresas de revendedoras de veículos na cidade de Cajazeiras-PB. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o crescimento da atividade automotiva e o aumento da concorrência, muitas empresas, em busca de se manterem no mercado e de superar os concorrentes, procuraram alternativas de aprimoramento de suas praticas de gestão. Com isso, surgiu a necessidade de um sistema de controle interno eficiente que, alem de proteger os ativos, tem a competência de fornecer informações confiáveis e relevantes ajudando os gestores em suas praticas de decisões. O presente trabalho tem por objetivo principal verificar como as empresas revendedoras de veículos situadas na cidade de Cajazeiras/PB utilizam o controle interno como ferramenta de gestão, de modo a melhorar o seu gerenciamento. A pesquisa se justifica pela importância atual dos controles internos, servindo como ferramentas gerenciais como fator essencial para a sobrevivência e competitividade das empresas. Caracterizada como uma pesquisa descritiva e exploratória, a mesma foi realizada por meio de um estudo amostral, com abordagem qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa contemplou 22 revendedoras de veículos da cidade de Cajazeiras/PB, tendo como amostra 14 questionários respondidos. A coleta de dados se deu no mês de setembro de 2010, com a utilização de um questionário, que foram respondidas por proprietários, contadores e administradores. As respostas foram tabuladas em planilhas eletrônicas, fazendo uso do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), para analise dos dados. Por meio de estatística descritiva, utilizando-se de medias para interferências e associação de resultados, os dados foram trabalhados permitindo extrair considerações a respeito do estudo. Os resultados permitiram concluir que na percepção dos respondentes, existem procedimentos de controle eficientes, avaliados com base no modelo COSO. O estudo permitiu identificar que a maioria das empresas utiliza os controles como ferramentas de gestão e que algumas tinham necessidade de melhoria nos controles de gestão.
Abstract: With the growth of automotive activity and increased competition, many companies, seeking to remain on the market and beat the competition, have sought alternatives for improving their management practices. With that came the need for an efficient internal control system which, besides protecting the assets, has the competence to provide reliable and relevant information to help managers in their practice decisions. This study aims to determine how companies main vehicle dealerships located in the city of Cajazeiras / PB using the internal control as a management tool in order to improve its management. The research is justified by the current importance of internal controls, serving as management tools as an essential factor for survival and competitiveness. Characterized as a descriptive and exploratory, it was accomplished through a sample study, both qualitative and quantitative. The research included 22 dealerships in city vehicles Cajazeiras / CP, and a sample of 14 questionnaires. Data collection occurred in September 2010, using a questionnaire, which was answered by owners, accountants and administrators. The responses were tabulated on spreadsheets, using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) to analyze the data. Through descriptive statistics, using the means for interference and association results, the data were studied in order to extract considerations regarding the study. The results showed that the perception of respondents, there are procedures for effective control, evaluated based on the COSO model. The study identified that most companies use the controls as management tools and that some were in need of improvement in management controls.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15400
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