Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15405
Title: Análise do nível de satisfação dos gestores acerca da qualidade dos serviços contábeis: um estudo n o setor de comércio varejista na cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Analysis of the level of satisfaction of managers about the quality of accounting services: a study in the retail sector in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Danuza Marques da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Diogo Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Fábio José Lira dos.
Issue Date: 10-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Danuza Marques da. Análise do nível de satisfação dos gestores acerca da qualidade dos serviços contábeis: um estudo n o setor de comércio varejista na cidade de Sousa-PB. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o advento da globalização, as empresas tiveram que se posicionar em busca da definição de novas estrategias para garantir a continuidade de suas atividades. Esse novo cenário trouxe novas preocupações que os gestores, sejam do setor do comercio, da industria ou de serviços precisam direcionar esforços visando maximizar riquezas. Dessa forma, profissionais e empresas prestadores de serviços contábeis precisam ficar atentos a realidade do cenário atuai em que o profissional contábil deve buscar novos campos e objetivos para adquirirem vantagem competitiva. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e analisar o nível de satisfação dos gestores do setor de comércio varejista de Sousa, PB, em relação a satisfação da qualidade dos serviços contábeis oferecidos pelos profissionais da área. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico e de campo, a partir de uma amostra estratificada. Utilizou-se como coleta de dados um questionário aplicado a 306 gestores do setor de comercio varejista de Sousa-PB. Destaque-se ainda que foram utilizadas as técnicas da analise descritiva e fatorial objetivando um maior detalhamento das informações. Obtiveram-se fatores que evidenciam quais variáveis foram vistas pelos gestores como decisivas na percepção de um serviço com qualidade, revelando as principais preocupações que devem ser discutidas pelos contabilistas como forma de vislumbrar resultados satisfatórios para o auxilio do gerenciamento das informações juntos aos gestores. Os resultados obtidos revelam a confiança, imagem, pontualidade, agilidade, presteza no atendimento, como atributos importantes que os gestores buscam em um escritório contábil e consequentemente nos profissionais habilitados.
Abstract: With the coming of the globalization, the companies had to position to search the definition of new strategies to guarantee the continuity of their activities. That new scenery brought new concerns that the managers, be from the section of the trade, from the industry or services, they need to address efforts seeking to maximize wealth. In that way, professionals and companies that render services in accounting need to be attentive to the reality of the current scenery in that the accounting professional should look for new fields and objectives to acquire competitive advantage. Being like this, the objective proposed by this study is to analyze the managers' satisfaction level in the section of retail trade in Sousa - PB, in relation to the satisfaction of the quality of the accounting services offered by the professionals of the area. So, it was taken place a bibliographical study and of field, starting from a stratified sample. It was used as data collection an applied questionnaire to 306 managers of the retail trade section in Sousa-PB. Stand out that also were used descriptive and factorial analysis techniques aiming a larger detailing of information. Factors were obtained that they evidence which varied were seen by the managers as decisive in the perception of a service with quality, revealing the main concerns that should be discussed by the accountants as form of glimpsing satisfactory results for the aid of the administration of information joined to the managers. The obtained results reveal trust, image, punctuality, agility, readiness in the service, as important attributes that the managers look for at an accounting office and consequently in the qualified professionals.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15405
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANUZA MARQUES DA NÓBREGA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfDanuza Marques da Nóbrega - Ciências Contábeis CCJS - 2008. 8.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.