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Title: Identificação e mensuração do grau de importância dos direcionadores de valor das indústrias de laticínio da cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Identification and measurement of the degree of importance of the value drivers of the dairy industries in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Glauber Fernandes Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: HERCULANO, Harlan de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUILHERME, Hipônio Fortes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Fábio J. Lira dos.
Issue Date: 8-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Glauber Fernandes Vieira de. Identificação e mensuração do grau de importância dos direcionadores de valor das indústrias de laticínio da cidade de Sousa-PB. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado econômico mundial demanda das empresas que o compõem a cada dia maior eficiência e eficacia no trato de suas atividades. O resultado financeiro e tido como a principal meta a ser atingida por estas organizações, por isso, e indispensável que se tenha conhecimento de sua performance econômico-financeira e as variáveis capazes de modificar o valor da organização, os direcionadores de valor que são conceituadas como qualquer variável que afeta o valor da organização. Estes, por sua vez, se dividem entre financeiros e não-financeiros. Assim, o objetivo desta pesquisa e identificar e mensurar o grau de importância, na visão de especialistas e gestores, das variáveis que impulsionam e adicionam valor. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey. O universo desta pesquisa foram os gestores e chefes de setor das industrias de Laticínio da cidade de Sousa/PB, totalizando 44 observações validas. O instrumento de coleta de dados utilizado for um questionário semi-estruturado, contendo uma pergunta aberta e uma lista de direcionadores de valor fechada. Quanto a abordagem do problema, utilizou-se o modelo quantitativo e, como técnica para identificação e análise dos principais direcionadores de valor e seus graus de importância a analise fatorial. Dentre os principais resultados do estudo, tem-se que os respondentes atribuíram alta relação com a geração de valor para as empresas quando se trata de direcionadores não-financeiros, como Qualificação Funcional, Experiencia/Reputação dos Administradores, as Relações Interpessoais com a comunidade e clientes, representam os maiores graus de importância nesse processo. A inclusão de variáveis financeiras também e importante no processo como um todo. Para estudos futuros, sugere-se aplicar o mesmo estudo para empresas de outros ramos de atuação. Assim, sera possível identificar a influencia dos diversos direcionadores para os diferentes tipos de negocio.
Abstract: The world economic market demand from companies that make up every day more efficiently and effectively in dealing with their activities. The financial result is considered the main goal to be achieved by these organizations, therefore, indispensable it becomes aware of its economic and financial performance and the variables that can modify the value of the organization, the value drivers that are conceptualized as any variable that affects the value of the organization. These, in turn, are divided between financial and nonfinancial. The objective of this research is to identify and measure the degree of importance, in view of specialists and managers, the variables that drive and add value. As for the procedures, the methodology was the type of literature and survey. The universe of this research were the managers and captains of industry of the dairy industry of the city of Sousa/PB, resulting in 44 valid observations. The data collection instrument used was a semi-structured questionnaire, containing an open question and a list of value drivers closed. As for addressing the problem, we used the quantitative model and, as a technique for identification and analysis of key value drivers and their degrees of importance to the factor analysis. Among the main results of the study is that respondents attributed high compared with the generation of value for companies when it comes to non-financial drivers such as Functional Qualification, Experience / Reputation of Management, Interpersonal relations with the community and customers represent the greatest degree of importance in this process. The inclusion of financial variables is also important in the process as a whole. For future studies, it is suggested to apply the same study to companies in other fields of activity. So, you can identify the influence of different drivers for different types of business.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15410
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