Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15417
Title: Análise sobre o ensino das disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de graduação em ciências contábeis da Paraíba.
Other Titles: Analysis of the teaching of disciplines in the area of quantitative methods in undergraduate courses in accounting sciences in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Karla Katiuscia Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Diogo Henrique Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Thiago Alexandre das Neves.
Issue Date: 11-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Fabiano Ferreira. Análise sobre o ensino das disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de graduação em ciências contábeis da Paraíba. 93f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo dessa pesquisa e analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis das Institutos de Ensino Superior - IES do interior do estado da Paraíba, representadas por três instituições, sendo uma federal, uma estadual e uma particular, estão cumprindo o objetivo de fornecer conhecimentos básicos na área aos discentes e futuros contadores. Para tanto, procedeu-se com a técnica de pesquisa indireta e direta através da pesquisa bibliográfica e documental e de levantamento, por meio de questionários com perguntas sobre conhecimentos básicos das disciplinas da área de métodos quantitativos, direcionados aos concludentes do curso de Ciências Contábeis das IES pesquisadas. Quanto ao tipo de pesquisa, esta se caracterizou como descritiva e exploratória no tocante a identificar as disciplinas da área de métodos quantitativos nos Projeto Pedagógico do Curso - PPC dos cursos analisados, e quais os conteúdos abordados pelas mesmas, alem de verificar o conhecimento dos discentes concludentes das IES pesquisadas acerca dos conteúdos das disciplinas objetos dessa investigação. Com isso, constatou-se que existe uma maior quantidade destas disciplinas na IES Federal e que esta tem uma maior aderência aos conteúdos propostos pelo TD 21 do ISAR/UNCTAD/ONU e pela Proposta Nacional de Conteúdos para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, elaborado com base na Resolução CES/CNE n°. 10/2004. Concluiu-se que os discentes concludentes apresentam um grau de conhecimento na área de métodos quantitativos limitado, pois apenas 45% dos concludentes das instituições pesquisadas acertaram as questões sobre conhecimentos básicos das disciplinas da área de métodos quantitativos.
Abstract: The objective of this research is to analyze the disciplines of the area of quantitative methods offered in the courses of Accounting Sciences of the Higher education Institutions - HEI of the interior of the Paraiba State, acted by three institutions, being a federal one, a state one and a matter, they are accomplishing the objective of supplying basic knowledge in the area to the graduates and futures accountants. For so much, it proceeded with the technique of indirect and direct research involving the bibliographical and documental research and of rising, through questionnaires about on basic knowledge of the disciplines of the area of quantitative methods, addressed to the conclusive of the course of Accounting of researched HEI. As for the type of research, this one it was characterized as descriptive and exploratory concerning identifying the disciplines of the area of quantitative methods in the Pedagogic Project of the Course - PPC of the analyzed courses, and which the contents approached by the same ones, besides verifying the knowledge of the conclusive graduates of HEI researched concerning the contents of the disciplines objects of that investigation. With that, it was verified that a larger amount of these disciplines in Federal HEI and that it has a larger adherence to the contents proposed by TD 21 of ISAR/UNCTAD/ONU and by the National Proposal of Contents for the Degree Course in Accounting Sciences, elaborated with base in the Resolution CES/CNE n°. 10/2004. It was ended that the conclusive graduates present a knowledge degree in the area of quantitative methods limited, because only 45% of the conclusive of the researched institutions got right the subjects on basic knowledge of the disciplines of the area of quantitative methods.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15417
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO FERREIRA BATISTA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfFabiano Ferreira Batista - Ciências Contábeis CCJS - 2008. 5.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.