Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15427
Title: Gestão de estratégica e desempenho competitivo em pequenas empresas varejistas da cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Strategic management and competitive performance in small retail companies in the city of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Welida Kênia de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Pequenas empresas;Gestão estratégica;Desempenho competitivo;Indicadores de desempenho;Small business;Strategic management;Competitive performance;Performance indicators
Issue Date: 23-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Welida kênia de Souza. Gestão de estratégica e desempenho competitivo em pequenas empresas varejistas da cidade de Cajazeiras-PB. 2015. 97fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Com a globalização e as frequentes mudanças socioeconômicas, politicas e tecnológicas, a competição entre as empresas pela preferência dos clientes, se intensifica cada vez mais. Nesse contexto, empresas de grande, médio e pequeno porte necessitam desenvolver estratégias e um modelo de gestão capaz de fazer frente aos desafios encontrados neste cenário. Diante disso, nesse trabalho é proposto investigar a gestão estratégica nas pequenas empresas varejistas da cidade de Cajazeiras-PB e sua influência sobre o desempenho competitivo das mesmas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com 15 empresas de 5 ramos diferentes de atuação na cidade, onde foi aplicado um formulário com 40 questões objetivas e subjetivas, para identificar as estratégias funcionais e macroestratégias adotadas pelas empresas, bem como os indicadores de desempenho que estas avaliam. Os resultados encontrados apontam para o desconhecimento dos gestores destas empresas sobre os fundamentos da administração estratégica e da avaliação de desempenho competitivo, assim como dos benefícios provenientes da sua utilização.
Abstract: With globalization and socio-economic, political and frequent technological changes, competition between companies for the preference of customers intensifies more and more. In this context, large, medium and small companies need to develop strategies and a management model able to cope with the challenges encountered in this scenario. Therefore, this work is aims to investigate the strategic management in small retail businesses in the city of Cajazeiras-PB and its influence on the competitive performance of these companies. To this end, we conducted a case study with 15 companies from 5 different areas of activity in the city, where it was applied a form with 40 objective and subjective questions to identify the functional strategies and macro strategies adopted by companies as well as the performance indicators available to them. The results indicate a lack of knowledge of the managers of these companies on the fundamentals of strategic management and evaluation of competitive performance as well as the benefits arising from their use.
Keywords: Pequenas empresas
Gestão estratégica
Desempenho competitivo
Indicadores de desempenho
Small business
Strategic management
Competitive performance
Performance indicators
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15427
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELIDA KÊNIA DE SOUZA ROLIM - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdfWelida Kênia de Souza Rolim - TCC Administração 2015506.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.