Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15449
Title: A educação em direitos humanos na instituição universitária como efetivação de uma cultura democrática.
Other Titles: Human rights education at the university institution as the realization of a democratic culture.
???metadata.dc.creator???: BANDEIRA, Gutemberg de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Eduardo Pordeus.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BANDEIRA, Gutemberg de Oliveira. A educação em direitos humanos na instituição universitária como efetivação de uma cultura democrática. 2018. 59 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao estabelecer a cidadania e a soberania popular como pilares do ordenamento jurídico brasileiro, a Constituição Federal de 1988 buscou garantir a proteção dos sujeitos sociais, de modo que seus direitos individuais fossem protegidos e efetivados, privilegiando, assim, a dignidade humana. Ocorre que, em que pese o Brasil possuir diversas normas de proteção aos direitos humanos e ser signatário de tratados internacionais nesse sentido, ainda existe no país uma carência no processo educacional direcionado ao estudo dos direitos humanos, notadamente nas instituições de ensino superior. Nesse sentido, questiona-se qual a importância da inserção da educação em direitos humanos no ensino superior e quais as possíveis estratégias que podem ser adotadas para efetivação desse processo. Sob esse enfoque, o presente estudo busca analisar a importância de inserção da educação em direitos humanos no ensino superior e as estratégias para construção de um projeto político-pedagógico fundamentado na teoria crítica dos direitos humanos, expondo a importância da formação educativa em direitos humanos para criação de profissionais e cidadãos mais responsáveis, tolerantes e conscientes do seu papel na sociedade. Ainda, como forma de ilustrar a realidade local, foi analisado como a educação em direitos humanos é abordada no Projeto Político Pedagógico do curso de Direito da UFCG/CCJS, analisando-se quais as diretrizes e metas que o projeto pedagógico do referido curso estabelece para inserção da temática no processo educacional. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizou-se o método dedutivo para compreender a importância dos direitos humanos na formação educacional. Enquanto procedimento, adotou-se o método histórico, para explicar a evolução dos direitos humanos no mundo e no Brasil, e o método interpretativo, para analisar os aspectos de construção de um projeto político-pedagógico de educação em direitos humanos. Por fim, enquanto procedimento, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta em livros, artigos, sites e revistas relacionados à temática para fundamentar a construção do referencial teórico.
Abstract: In establishing citizenship and popular sovereignty as pillars of the Brazilian legal system, the Federal Constitution of 1988 sought to ensure the protection of social subjects, so that their individual rights were protected and effective, thus giving priority to human dignity. In spite of the fact that Brazil has several human rights protection standards and be a signatory of international treaties in this sense, there is still a lack in the educational process directed to the study of human rights, especially in higher education institutions. In this sense, it is questioned the importance of the insertion of education in human rights in higher education and what possible strategies can be adopted to make this process effective. Under this approach, the present study seeks to analyze the importance of insertion of human rights education in higher education and the strategies for building a political-pedagogical project based on the critical theory of human rights, exposing the importance of educational training in human rights for the creation of professionals who are more responsible, tolerant and aware of their role in society. Also, as a way of illustrating the local reality, it was analyzed how human rights education is approached in the Pedagogical Political Project of the UFCG / CCJS Law course, analyzing the guidelines and goals that the pedagogical project of this course establishes for insertion of the theme into the educational process. Regarding methodological aspects, the deductive method was used to understand the importance of human rights in educational training. As a procedure, we adopted the historical method, to explain the evolution of human rights in the world and in Brazil, and the interpretative method, to analyze the aspects of construction of a political-pedagogical project of human rights education. Finally, as a procedure, bibliographical research was used, through the consultation of books, articles, websites and journals related to the theme to base the construction of the theoretical reference.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito Constitucional
Direitos Humanos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15449
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUTEMBERG DE OLIVEIRA BANDEIRA - TCC DIREITO 2018.pdf384.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.