Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
Title: ATELIÊS DE PROJETO DE DESIGN E DE ARQUITETURA: Espaço, ensino e suas correlações.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Izabel Farias Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Heitor de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Danilo Émmerson Nascimento.
Keywords: Design;Arquitetura;Ateliês de projeto;Architecture;Project workshops
Issue Date: 23-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, I. F. B. ATELIÊS DE PROJETO DE DESIGN E DE ARQUITETURA: Espaço, ensino e suas correlações. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Os cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alun os aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, considerando que o ensino das disciplinas práticas, para ambos os cursos, normalmente ocorre nos ateliês, este precisa, enquanto espaço de aprendizado, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. Assim, o tema central deste trabalho é o ensino de projeto nos ateliês dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acredita-se que se trata de um texto direcionado para professores de projeto, alunos, profissionais da área e pesquisadores do ensino de Design e de Arquitetura. Destarte, o objetivo da pesquisa é expor a situação atual do ensino das disciplinas práticas na referida Instituição e, para tanto, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como a sua relação com a infraestrutura disponibilizada nos ateliês é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque muitas das crises vivenciadas hoje no âmbito profissional ocorrem, dentre outras razões, por problemas de natureza educacional, uma vez que grande parte das instituições atentam para propósitos pedagógicos de caráter imediatista, informativo, instrumentalizador e, na maioria das vezes, sem compromisso com uma formação humana e cultural do indivíduo. Por fim, reconhecendo a necessidade de ampliação das reflexões e dos debates acerca do ensino de projeto, é crucial ressaltar que este ocorre, nas duas graduações analisadas, em ateliês que possuem particularidades e semelhanças, especialmente no que diz respeito à infraestrutura disponível e às práticas didáticas neles adotadas.
Keywords: Design
Arquitetura
Ateliês de projeto
Architecture
Project workshops
???metadata.dc.subject.cnpq???: Desenho de Projetos
Ensino-Aprendizagem
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABEL FARIAS BATISTA LEITE – DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2018.pdf6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.