Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, I. F. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0009775903342861pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Heitor de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, H. de A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609522159356242pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Danilo Émmerson Nascimento.-
dc.description.resumoOs cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alun os aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, considerando que o ensino das disciplinas práticas, para ambos os cursos, normalmente ocorre nos ateliês, este precisa, enquanto espaço de aprendizado, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. Assim, o tema central deste trabalho é o ensino de projeto nos ateliês dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acredita-se que se trata de um texto direcionado para professores de projeto, alunos, profissionais da área e pesquisadores do ensino de Design e de Arquitetura. Destarte, o objetivo da pesquisa é expor a situação atual do ensino das disciplinas práticas na referida Instituição e, para tanto, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como a sua relação com a infraestrutura disponibilizada nos ateliês é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque muitas das crises vivenciadas hoje no âmbito profissional ocorrem, dentre outras razões, por problemas de natureza educacional, uma vez que grande parte das instituições atentam para propósitos pedagógicos de caráter imediatista, informativo, instrumentalizador e, na maioria das vezes, sem compromisso com uma formação humana e cultural do indivíduo. Por fim, reconhecendo a necessidade de ampliação das reflexões e dos debates acerca do ensino de projeto, é crucial ressaltar que este ocorre, nas duas graduações analisadas, em ateliês que possuem particularidades e semelhanças, especialmente no que diz respeito à infraestrutura disponível e às práticas didáticas neles adotadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesenho de Projetospt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAteliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações.pt_BR
dc.date.issued2018-03-23-
dc.description.abstractUndergraduate courses of Design and Architecture and Urbanism use as a foundation for the teaching-learning process the studios, which students learn by executing, practicing and developing project activities. Considering that for both courses, teaching pr actical subjects usually occurs in studios, as a learning space, it needs to aggregate the necessary conditions to become a constructive environment, allowing an interaction and diversity of possibilities of enjoyment and usage of its enclosures: teacher and student, school and community, in a reflexive process seeking real learning based on instruction. Therefore, the main theme of this work is the projects teaching in studios of the Design and Architecture and Urbanism courses of the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is believed this text is directed to project teachers, students, professionals and researchers in the field of Design and Architecture. Thus, the objective of the research is to expose the current situation of teaching the practical disciplines in this specified institute. For that, the methodological and pedagogical matter, as well as its relation with the infrastructure available in studios, are fundamental to understand, from the perspective of teachers and students, how the te aching-learning process occurs. It is because many crises experienced today in the professional scope occur, among other reasons, due to problems of an educational nature. Since most of the institutions attend to pedagogical purposes of an immediate, infor mative, instrumentalist characters and, in the majority of cases, without any commitment to an individual’s human and cultural formation. Finally, recognizing the need to broaden the reflections and discursions about project teaching, it is crucial to emphasize that this happens in both analyzed courses. Some studios have particularities and similarities, especially regarding the available infrastructure and didactic practices adopted in them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1545-
dc.date.accessioned2018-08-23T20:36:04Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-08-23T20:36:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectAteliês de Projetopt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectProject Workshopspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Izabel Farias Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationLEITE, I. F. B. Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABEL FARIAS BATISTA LEITE – DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2018.pdf6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.