Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1546
Title: PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA: estudo comparativo de experiências profissionais na cidade de Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MONTE, Andrea Carolino do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Heitor de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Ingrid Moura.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VELOSO, Maísa Fernandes Dutra.
Keywords: Design;Arquitetura;Processos projetuais;Campina Grande - PB;Architecture;Project processes
Issue Date: 23-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MONTE, A. C. do. PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA: estudo comparativo de experiências profissionais na cidade de Campina Grande - PB. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Designers e arquitetos são profissionais que enfrentam diariamente a inquietude da constante busca pelas soluções projetuais que mais se aquedam à situação problema que gerou a necessidade de desenvolvimento do projeto. Apesar de suas semelhanças teóricas e técnicas, o exercício da prática revela as nuances que diferenciam os profissionais quanto às especificidades adotadas no percurso metodológico para desenvolvimento de um projeto. Diante desse contexto, a pesquisa buscou identificar as especificidades dos processos projetuais dos designers e arquitetos que atuam na cidade de Campina Grande – PB, traçando um panorama geral dos métodos mais difundidos de projeto de Design e de Arquitetura por profissionais brasileiros, além de descrever e entender as práticas projetuais encontradas, conhecer os processos projetuais dos designers e dos arquitetos a fim de perceber as diferenças e similaridades entre ambos os projetistas e identificar as variáveis do processo que se destacam como potencialidades no desenvolvimento de projetos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com dois escritórios (um de cada área) na referida cidade, selecionado mediante adequação aos critérios propostos no estudo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de caracterização (preenchida pela pesquisadora com dados disponibilizados nos meios digitais), questionário (respondido pelos membros da equipe do escritório) e roteiro de entrevista (realizadas com os sócios-proprietários). A análise dos dados foi baseada nos métodos “análise do conteúdo”, “observação em pesquisas qualitativas” e “o discurso oral culto”. Ao final do estudo constatou-se que embora o ato de projetar seja o cerne das referidas profissões, o modo como é conduzido até o resultado final varia tanto entre as profissões, quanto entre os profissionais da mesma classe, imprimindo a esse processo uma identidade própria. Entretanto, também é possível identificar aproximações, como é o caso da linha lógica do pensamento da etapa abstrata para a técnica precisa, além de alguns elementos inerentes ao processo, a exemplo das ferramentas computacionais de representação gráfica.
Keywords: Design
Arquitetura
Processos projetuais
Campina Grande - PB
Architecture
Project processes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1546
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA CAROLINO DO MONTE – DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2018.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.