Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15481
Title: Gestão de pessoas e postura estratégia: um estudo junto a Distribuidora de Bebidas Pau Brasil da cidade de Sousa-PB.
Other Titles: People management and strategic posture: a study with Distribuidora de Bebidas Pau Brasil in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Ciberlania Cristina.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
Keywords: Gestão de pessoas;Estratégias;Concepção organizacional;People management;Strategies;Organizational design
Issue Date: 10-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Ciberlania Cristina. Gestão de pessoas e postura estratégia: um estudo junto a Distribuidora de Bebidas Pau Brasil da cidade de Sousa-PB. 2015. 90fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: As empresas buscam a cada dia seu espaço no mercado sempre mais competitivo, sendo que, em um ambiente onde as mudanças são constantes, surge a necessidade de garantir vantagens competitivas a fim de aumentar sua eficácia garantido seu espaço. Assim, o capital humano é sem dúvida, de suma importância ao rendimento de toda organização e possibilita criar mecanismos que os capacite e os avalie mantendo-os compactuados com os princípios da organização e se faz necessário para garantir o profissional esperado. Nesse contexto, por meio de um estudo de caso realizado com uma distribuidora de bebidas da AmBev, localizada em Sousa–PB, foram levantadas informações a respeito do seu modelo de Gestão, com o objetivo geral de investigar as atividades de gestão de pessoas da empresa Pau Brasil e sua vinculação com uma postura estratégica. De forma específica, procurou-se: caracterizar a empresa a partir de sua missão, visão e valores; identificar as estratégias de gestão de pessoas da organização; descrever os aspectos valorizados pela empresa no que tange aos indicadores de desempenho da empresa; descrever a percepção do gestor de pessoas em relação à concepção organizacional, gestão do capital humano e o papel da área de recursos humanos e por fim, mostrar a vinculação entre a gestão de pessoas e a postura estratégica. O método utilizado foi o estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Foram utilizados como instrumento de coleta, entrevista através de formulários semiestruturados com a analista de gestão de pessoas e em experiências vivenciadas durante o estágio da aluna nessa distribuidora. Os resultados apresentados apontam que a distribuidora de bebidas possui suas lideranças focadas na gestão das competências de suas equipes, usando como maior fator motivacional a meritocracia para o crescimento e ascensão dos cargos, desenvolvendo conhecimentos e habilidades determinantes na eficácia profissional, bem como o desenvolvimento de profissionais dentro da própria organização. A partir da concepção organizacional se evidencia uma postura estratégica próxima da concepção B, conforme parâmetros da pesquisa.
Abstract: Companies seek every day your space in the ever more competitive market, and, in an environment where change is constant, there is a need to ensure competitive advantages in order to increase its effectiveness guaranteed your space. Thus, human capital is undoubtedly of great importance to the income of the entire organization and allows you to create mechanisms that enable them to assess and keeping them compactuados with the principles of the organization and is necessary to ensure the expected professional. In this context, through a case study of a distributor of AmBev drinks, located in Sousa PB, information was raised about his management style, with the overall objective of checking people management activities of Pau company Brazil and their relationship to a strategic posture. Specifically, we sought to characterize the company from its mission, vision and values; identify the organization's people management strategies; describe aspects valued by the company in relation to company performance indicators; describe the perception of the people manager for the organizational design, human capital management and the role of human resources and finally, show the link between people management and strategic posture. The method used was the case study, with the methodological procedures exploratory, descriptive and literature. Were used as data collection instrument, interview with people management analyst and experiences during the student stage of this distributor. The results presented indicate that one drinks distributor has their leaders focused on your skills of management teams, using motivational as major factor meritocracy paragraph growth and rise of the charges, developing knowledge and skills in professional determining efficacy as well as the development professionals within the organization. The from the organizational design is evident next a strategic conception B posture, as parameters of the search.
Keywords: Gestão de pessoas
Estratégias
Concepção organizacional
People management
Strategies
Organizational design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15481
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIBERLANIA CRISTINA ROCHA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdfCiberlania Cristina Rocha - TCC Administração 2015470.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.