Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15483
Title: Utilização das estratégias do composto mercadológico nas indústrias de transformação da cidade de Sousa/PB.
Other Titles: Use of marketing mix strategies in the transformation industries of the city of Sousa / PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Hemerson Luiz Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVERA, Marcos Macri.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEMENHE, Flávio.
Keywords: Composto mercadológico;Indústria de transformação;Estratégias;Marketing Compound;Transformation industry;Strategies
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Hemerson Luiz Soares de. Utilização das estratégias do composto mercadológico nas indústrias de transformação da cidade de Sousa/PB. 2015. 108fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A busca por excelência organizacional e inovações são objetivos contínuos que toda empresa deseja alcançar, e o composto mercadológico é uma das formas que pode proporcionar o alcance desses objetivos através de suas ferramentas. O referencial teórico aborda a importância do uso dessas ferramentas de marketing para uma boa administração de qualquer empresa, explicando cada um dos 4pês de marketing (produto, preço, praça e promoção). O objetivo desse trabalho visa Investigar a utilização das estratégias do composto mercadológico pelas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB. Para isso uma pesquisa qualitativa e indutiva foi utilizada nas principais indústrias de transformação da cidade para o desenvolvimento desse trabalho. Foi aplicado intensivamente um formulário em oito das principais indústrias da cidade de ramos distintos, que contou com o apoio de vários empresários para o fornecimento de informações importantes para o desenvolvimento desse trabalho, com a finalidade de entender as formas utilizadas por estas empresas em sua gestão, como os produtos, preços escolhidos, formas de distribuições, promoções e etc. Os resultados obtidos foram que todas as empresas utilizam o composto mercadológico de alguma maneira em sua gestão, mas que somente as maiores realmente dão mais importância às ferramentas do composto mercadológico e a satisfação do cliente oferecendo mais serviços pós-venda. Mostrando também a ausência de estudos para a mensuração de algumas variáveis importantes sobre seus produtos.
Abstract: The search for organizational excellence and continuous innovation are objectives that every company want to achieve, and the marketing mix is one way that can enable achievement of these goals through its tools. The theoretical framework addresses the importance of using these marketing tools for the proper administration of any company, explaining each of the 4pês marketing (product, price, place and promotion). The aim of this study aims to investigate the use of the strategies of the marketing mix by the processing industries in the city of Sousa-PB. For this a qualitative and inductive research was used in major industries of transformation of the city for the development of this work. Intensively a form was applied in eight of the main industries of the city of distinct branches, which had the support of several businessmen to provide important information for the development of this work, in order to understand the ways used by these companies in their management as products, prices chosen shapes of distributions, promotions, etc. The results were that all companies use the marketing mix in some way in its management, but only the largest actually give more importance to the marketing mix tools and customer satisfaction by offering more aftermarket services. Also showing the absence of studies to measure some important variables on its products.
Keywords: Composto mercadológico
Indústria de transformação
Estratégias
Marketing Compound
Transformation industry
Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15483
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEMERSON LUIZ SOARES DE SOUSA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2015.pdfHemerson Luiz Soares de Sousa - TCC Administração 2015563.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.