Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705377381840168pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Fábio José Lira dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, F. J. L.pt_BR
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, Lúcia Silva.-
dc.contributor.referee2MARTINS, Joana D'arc Medeiros.-
dc.description.resumoOs estudos contemporâneos referentes a contabilidade representam avanços expressivos nas concepções que tendem a relevar o caráter qualitativo do trabalho dos profissionais contábeis. O presente trabalho enfatiza sobre o programa de educação continuada, que e normatizado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, desenvolvido pelos CRCS determinando o processo de atualização profissional do contabilista na função de auditor independente. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo verificar se o programa de educação continuada oferecido pelo CRC/PB e entidades de ensino credenciadas, vem permitindo aos profissionais de auditoria independente obter a pontuação necessária para o cumprimento da legislação. Para tanto, estudou-se os dados de 2006 a 2008, realizando-se uma pesquisa documental nos relatórios de educação profissional continuada no Estado da Paraíba obtido diretamente no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba e também por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de um estudo sistematizado sobre o assunto, enfatizando as mais importantes argumentações teóricas de autores da área da Contabilidade, bem como uma investigação acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A analise evidenciou que o programa de Educação Continuada desenvolvido no Estado da Paraíba não atende a necessidade dos auditores independentes. Identificam-se na pesquisa pontos importantes que necessitam ser reavaliados pelos órgãos reguladores para aperfeiçoamento do programa como seguem: quantidade pequena de eventos realizados para os auditores independentes e numero reduzido de capacitadoras no Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titleA aplicabilidade do programa de educação continuada para os auditores independentes no estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThe referring contemporary studies to the accounting represent expressive progresses in the conceptions that tend to raise the qualitative character of the accounting professionals' work. The present work emphasizes on the program of continuous education, that it is established for the Brazilian Norms of Accounting, developed by CRCS determining the process of the accountant's professional updating in independent auditor's function. In that sense the present work has as objective verifies the program of continuous education offered by CRC/PB and entities of teaching credenciadas, it is allowing to the professionals of independent audit to obtain the necessary punctuation for the execution of the legislation. For so much, it was studied the data from 2006 to 2008, taking place a documental research in the reports of continuous professional education in the State of Paraiba obtained directly in the Regional Council of Accounting of the State of Paraiba and also through a bibliographical research, accomplished starting from a study systematized on the subject, emphasizing the authors' of the area of the Accounting most important theoretical arguments, as well as an investigation concerning the Brazilian Norms of Accounting and the Norms of Valres Furnitures' Commission - CVM. The analysis evidenced that the program of Continuous Education developed in the State of Paraiba he/she doesn't assist the independent auditors' need. They identify in the research important points that need to be revalued by the organs regulators for improvement of the program how they proceed: small amount of events accomplished for the independent auditors and reduced number of capacitadoras in the State.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15494-
dc.date.accessioned2020-09-22T09:42:31Z-
dc.date.available2020-09-22-
dc.date.available2020-09-22T09:42:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectAuditor Independentept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectContinuous Educationpt_BR
dc.subjectIndependent Auditorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Flávia Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe applicability of the continuing education program for independent auditors in the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Flávia Rodrigues de. A aplicabilidade do programa de educação continuada para os auditores independentes no estado da Paraíba. 2008. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA RODRIGUES DE ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdf Flávia Rodrigues de Araújo - TCC Ciências Contábeis CCJS 2008. 5.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.