Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
Title: Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
Other Titles: Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB.
???metadata.dc.creator???: TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Joana D'arc Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEIRA, Nadflânia Duarte.
Keywords: Serviços Contábeis;Qualidade;Comércio Varejista de Material de Construção;Accounting Services;Quality;Retail Trade of Construction Material
Issue Date: 11-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.
Abstract: The quality as it is known today, it appeared from an evolutionary process along the times, structured from the decade of 1960 on and reaching its peak in the decade of 1980, when the companies began to reflect about the implantation of the quality as effective form in the productive processes. In that way, the problem that was centered that study is following: What are the satisfaction requirements in the companies of the retail trade section of construction material in the municipal district of Sousa-PB, in relation to the services offered by the accounting professional? The used methodology was composed by techniques of the descriptive statistics and by the factorial analysis. The focus of the section was centered in the companies of the retail segment of the construction material trade, from the months of September to October of 2008. For that, a questionnaire was used with assertions to detect the quality of the accounting services rendered by the accounting professionals. The results indicate that: the accounting information elaborated for the aid of the decisions of those companies, they are not serving as aid as they should, because only 29,2% considered very good and 33,3% good. Most of the accounting professionals is not providing to the companies their main objective, that is to generate relevant information to take a decision, fact that can commit the quality of the service used. 3 factors were found: the factor 1 related the trust, agility and interest in rendering the accounting service; the factor 2 related to the competence, updating and professional ethics; and the factor 3 to accounting fees and elaborated information, demonstrating that according to the interviewed managers' feeling those are the variables that should be considered as relevant in the accounting service.
Keywords: Serviços Contábeis
Qualidade
Comércio Varejista de Material de Construção
Accounting Services
Quality
Retail Trade of Construction Material
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCILENE ARAUJO SILVA TOMAZ - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfFrancilene Araujo Silva Tomaz - TCC Ciências Contábeis CCJS 2008. 6.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.