Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15498
Title: Estilos de aprendizagem: um estudo com alunos de Ciências Contábeis da FAFIC – Cajazeiras-PB.
Other Titles: Learning styles: a study with Accounting Science students from FAFIC - Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Paulo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Estilos de Aprendizagem;Aspectos Afetivos, Físicos, Cognitivos e Ambientais;Processo de Ensino-Aprendizagem;Desempenho Acadêmico;Metodologia de Ensino;Transmissão de Conhecimento;Autonomia Intelectual;Learning Styles;Affective, Physical, Cognitive and Environmental Aspects;Teaching-Learning Process;Academic Achievement;Teaching Methodology;Knowledge Transmission;Intellectual Autonomy
Issue Date: 20-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Paulo. Estilos de aprendizagem: um estudo com alunos de Ciências Contábeis da FAFIC – Cajazeiras-PB. 2017. 67fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Os Estilos de Aprendizagem são à forma pela qual os sujeitos integram com as condições de aprendizagem, compreendendo aspectos afetivos, físicos, cognitivos e ambientais que favorecem o processamento de informações na busca de alternativas facilitadoras para o desencadear e do próprio processo de aprendizagem, e ainda para o desvendar das construções das práticas educativas que motivam o sucesso. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa objetivou-se a analisar os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis da FAFIC, com relação às disciplinas básicas do Curso. Para tanto, a referida pesquisa tratou-se de um estudo de caso, quantiqualitativo, com procedimento descritivo. O estudo foi realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC instalada no município de Cajazeiras – PB, assim, de um universo de 132 alunos do cursos de Ciências Contábeis a amostra foi formada por 60,6% do universo correspondendo a 80 alunos do curso de ciências contábeis da referida instituição, selecionados pela técnica estatística aleatória simples. Os dados foram coletados durante os meses de novembro e dezembro de 2016. Para tabulação dos dados foi utilizada nesta pesquisa a planilha eletrônica Excell® e para a interpretação entre a relação dos estilos de aprendizagem e sua influência sobre o rendimento acadêmico. Os resultados mostraram que o perfil do alunos do curso de ciências contábeis da FAFIC, pertencem a ambos os sexos e em sua maioria são jovens, solteiros, com idade entre 21 e 28 anos e que não trabalham. E de acordo com os estilos de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante nesse estudo foi o Assimilador, que se destaca por seu raciocínio indutivo e por sua habilidade para criar modelos abstratos e teóricos, os pertencentes a esse estilo são indivíduos que se interessam mais pelo aspecto lógico de uma ideia do que pelo seu valor prático. Um forte componente assimilador pode levar o indivíduo a "construir castelos no ar" e ser incapaz de aplicar seus conhecimentos em situações práticas. Concluiu-se, que as estratégias de ensino variadas podem tornar mais flexíveis os estilos de aprendizagem e uma vez mais flexível o aluno em relação aos seus estilos o mesmo tenderá a ser mais bem sucedido seja dentro ou fora do âmbito acadêmico.
Abstract: Learning Styles are the way in which subjects integrate with learning conditions, including affective, physical, cognitive and environmental aspects that favor the processing of information in the search for alternatives that facilitate the initiation and the learning process itself. To unravel the constructions of educational practices that motivate success. Based on this assumption, the present research was aimed at analyzing the learning styles of the students of the course of Accounting Sciences of FAFIC, in relation to the basic subjects of the Course. Therefore, this research was a case study, quantified, with a descriptive procedure. The study was carried out at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Cajazeiras - FAFIC installed in the municipality of Cajazeiras - PB, thus, of a universe of 132 students of the courses in Accounting Sciences the sample was formed by 60.6% of the universe corresponding to 80 students of the accounting sciences course of that institution, selected by the simple random statistical technique. Data were collected during the months of November and December of 2016. For tabulation of the data, the Excell® spreadsheet was used in this study and for the interpretation between the relationship of learning styles and their influence on academic performance. The results showed that the profile of the students of the FAFIC accounting sciences course belong to both sexes and are mostly young, unmarried, aged between 21 and 28 years and do not work. And according to Kolb's styles, the predominant learning style in this study was the Assimilator, which stands out for its inductive reasoning and for its ability to create abstract and theoretical models, those belonging to this style are individuals who are more interested in Logical aspect of an idea rather than its practical value. A strong assimilating component can lead the individual to "build castles in the air" and be unable to apply their knowledge in practical situations. It was concluded that varied teaching strategies can make learning styles more flexible and, once the student is more flexible in relation to his / her styles, the same will tend to be more successful, whether within or outside the academic field. Keywords: Learning
Keywords: Estilos de Aprendizagem
Aspectos Afetivos, Físicos, Cognitivos e Ambientais
Processo de Ensino-Aprendizagem
Desempenho Acadêmico
Metodologia de Ensino
Transmissão de Conhecimento
Autonomia Intelectual
Learning Styles
Affective, Physical, Cognitive and Environmental Aspects
Teaching-Learning Process
Academic Achievement
Teaching Methodology
Knowledge Transmission
Intellectual Autonomy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15498
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO DANTAS - TCC C. CONTÁBEIS 2017.pdfPaulo Dantas - TCC Ciências Contábeis 2017439.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.