Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15511
Title: Perfil de liderança entre os docentes de uma Instituição Federal de Ensino.
Other Titles: Leadership profile among teachers at a Federal Teaching Institution.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Arthur Kennedy Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
Keywords: Liderança;Perfil;Docentes;Instituição de ensino superior;Leadership;Profile;Faculty;Higher education institution
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Arthur Kennedy Nóbrega. Perfil de liderança entre os docentes de uma Instituição Federal de Ensino. 2016. 55fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 201
???metadata.dc.description.resumo???: A liderança é um fenômeno complexo que vem sendo muito discutido nos últimos tempos. O que há em comum entre as pesquisas sobre o tema é que trata-se de um processo grupal que acontece entre dois ou mais indivíduos com a finalidade de alcançar objetivos. Isso torna a investigação envolvendo o tema liderança essencial não só para as organizações, mas para a sociedade como um todo. O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil de liderança dos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa. A pesquisa teve caráter quantitativo, utilizando-se do método exploratório-descritivo. Para a coleta dos dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995) considerando as adaptações de Bigliazzi (2007), um questionário que avalia as perspectivas de liderança nomeadas de liderança transformacional, transacional e não-transacional. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que os docentes analisados se encaixam no perfil de Liderança Transformacional, o que é interessante e desejável para a Instituição. Outro ponto positivo foram os resultados dos Fatores de Resultado, que mostraram um ambiente propício para o líder desenvolver suas tarefas. O fator Liderança não Transacional foi o de menor resultado na pesquisa, o que também é importante, visto que esse fator não é interessante para a organização.
Abstract: Leadership is a complex phenomenon that has been much discussed in recent times. What's in common between the research on the subject is that it is a group process that takes place between two or more individuals for the purpose of achieving goals. This makes research involving the leadership essential theme not only for organizations, but for society as a whole. This study aimed to assess the leadership profile of teachers of management courses and Accounting UFCG - Campus Sousa. The research was quantitative character, quantitative, using exploratory descriptive method. To collect the information, The research instrument used was the MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) Bass and Avolio (1995) considering adaptations of Bigliazzi (2007), a questionnaire evaluating the leadership perspectives named leadership transformational, transactional and non-transactional. The results of the research show that the analyzed teachers fit Transformational Leadership profile, which is interesting and desirable for the Institution. Another positive were the results of results of factors, which showed a favorable environment for the leader to develop their tasks. Non-Transactional Leadership factor was the lowest result in the survey, what is also important, since this factor is not interesting for the organization.
Keywords: Liderança
Perfil
Docentes
Instituição de ensino superior
Leadership
Profile
Faculty
Higher education institution
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15511
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR KENNEDY NÓBREGA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfArthur Kennedy Nóbrega Silva - TCC Administração 2016682.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.