Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514
Title: Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
Other Titles: Endomarketing practices: a study at Senai in Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Jaelson Maques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Vorster Queiroga.
Keywords: Endomarketing;Comunicação interna;Senai;Endomarketing;Internal communication;Senai
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. .
???metadata.dc.description.resumo???: O Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização. Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa. Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais.
Abstract: The endomarketing is a management tool that uses targeted marketing strategies to internal public companies, it is a tool that combines marketing techniques to concepts of human resources. The present research aims to investigate the endomarketing practices ongoing in SENAI of Sousa – PB. The research is characterized as a case study, and also bibliographic, field research, exploratory and descriptive. For data collection was used a form that was applied to all internal employees of the organization. For data treatment was used qualitative and quantitative approach. Analyzing the survey data, it was concluded that the organization is developing the use of internal marketing activities in order to manage and strengthen internal relations between company/employee. Still using endomarketing tools to offer to the organization’s internal public a satisfactory level of information, as well as a recognition and encouragement to perform a good job. The benefits offered by the organization to employees is also a form of encouragement and to make employees feel important to the organization. The perception of employees on endomarketing practices, makes clear its importance and its benefits for both the company ant the own employees. The endomarketing practices fit in order to make employees realize that they are fundamental to the achievement of organization objectives.
Keywords: Endomarketing
Comunicação interna
Senai
Endomarketing
Internal communication
Senai
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAELSON MARQUES MARTINS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfJaelson Marques Martins - TCC Administração 2016378.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.