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dc.creator.IDMARTINS, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057145569854119pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Marcos Macri.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.referee2IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.description.resumoO Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização. Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa. Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe endomarketing is a management tool that uses targeted marketing strategies to internal public companies, it is a tool that combines marketing techniques to concepts of human resources. The present research aims to investigate the endomarketing practices ongoing in SENAI of Sousa – PB. The research is characterized as a case study, and also bibliographic, field research, exploratory and descriptive. For data collection was used a form that was applied to all internal employees of the organization. For data treatment was used qualitative and quantitative approach. Analyzing the survey data, it was concluded that the organization is developing the use of internal marketing activities in order to manage and strengthen internal relations between company/employee. Still using endomarketing tools to offer to the organization’s internal public a satisfactory level of information, as well as a recognition and encouragement to perform a good job. The benefits offered by the organization to employees is also a form of encouragement and to make employees feel important to the organization. The perception of employees on endomarketing practices, makes clear its importance and its benefits for both the company ant the own employees. The endomarketing practices fit in order to make employees realize that they are fundamental to the achievement of organization objectives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514-
dc.date.accessioned2020-09-23T00:31:51Z-
dc.date.available2020-09-22-
dc.date.available2020-09-23T00:31:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSenaipt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.subjectSenaipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Jaelson Maques.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEndomarketing practices: a study at Senai in Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. .pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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