Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENESES, R. R. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7515755265409254pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4754499535748686pt_BR
dc.description.resumoO marketing cultural é uma ferramenta do composto promocional, mencionado por diversos autores na área de marketing, comunicação e cultura. Da mesma forma, as leis de incentivo procuram ajudar na captação de recursos no desenvolvimento local, regional e nacional da cultura, por meio de recursos privados. O objetivo desse trabalho é descrever o processo de captação e canalização de recursos financeiros, por meio do programa nacional de apoio à cultura, que buscou a amostrar a viabilidade de apoio em marketing cultural por meio das empresas, contribuindo como ações de mercado, agregando valores e promovendo um diferencial competitivo para a organização, e sua preocupação e responsabilidade com a sociedade. A presente pesquisa foi exploratória, explicativa e descritiva, documental, com natureza qualitativa. Os resultados dessa pesquisa indicam que as empresas que investem em marketing cultural só têm a ganhar, já que a doação ou patrocino é deduzido do seu imposto de renda, e ainda tem a imagem institucional divulgada, adquire vantagens competitivas e mostra que a empresa não visa só lucros, também é preocupada com a sociedade e a preservação da cultura de um povo. A capitação desse recurso se dá por meio de dedução fiscal, para as empresas tributadas com base no lucro real, no caso do projeto desta pesquisa captação foi feita por meio da lei Rouanet e também com algumas empresas por meio de doação. Conclui-se nesse trabalho que é viável para empresas investir em marketing cultural,pois a empresa que investe em cultural, por meio da lei Rouanet, tem sua imagem atrelada a projeto de cunho social, mostrando que a organização é preocupada com o meio a qual está inserida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractCultural marketing is a tool of the promotional compound mentioned by several authors in marketing, communication and culture. Similarly, the incentive laws seek help in raising funds in local development, regional and national culture, through private resources. The aim of this study is to describe the process of capturing and channeling of funds through the national program in support of culture, which sought to sample the viability of support for cultural marketing through companies, contributing to the stock market, adding value and promoting a competitive advantage for the organization, and concern e responsabilidade society. This research was exploratory, descriptive and explanatory, documentary, qualitative nature. The results of this research indicate that companies that invest in cultural marketing only gain, as donation or sponsor is deducted from your income tax, and still has disclosed corporate image, acquire competitive advantages and shows that the company is not intended to only profits, is also concerned with society and the preservation of the culture of a people. The capitation of this resource is through tax deduction for companies taxed based on taxable income, in the case of this research project funding was made by the Rouanet law and also with some companies through donation. We conclude this work é viável for companies investing in cultural marketing, pegs firm that invests in cultural, through the Rouanet law, has its image linked to social project, showing that the organization is concerned with the environment which is insertedpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15515-
dc.date.accessioned2020-09-23T01:22:19Z-
dc.date.available2020-09-23-
dc.date.available2020-09-23T01:22:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMarketing Culturalpt_BR
dc.subjectLeis de Incentivopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCultural Marketingpt_BR
dc.subjectIncentive Lawspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENESES, Raissa Raphaella da Silva Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCultural marketing, companies and cultural incentive laws in the Municipality of Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationMENESES, Raissa Raphaella da Silva Santos.O marketing cultural, as empresas e as leis de incentivo a cultura no município de Sousa. 2016. 81fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAISSA RAPHAELLA DA SILVA SANTOS MENESES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfRaissa Raphaella da Silva Santos Meneses- TCC Administração 2016570.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.