Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1554
Title: Estimativa do balanço de energia e evapotranspiração: aplicações no Semiárido utilizando Técnicas de Sensoriamento Remoto.
Other Titles: Estimation of energy balance and evapotranspiration: applications in the Semiarid region using Remote Sensing Techniques.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, John Elton de Brito Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RUFINO, Iana Alexandra Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALVÃO, Carlos de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILANS, Alain Marie Bernard Passerat.
Keywords: Balanço de energia;Evapotranspiração;Sensoriamento remoto;Semiárido - irrigação;Recursos hídricos;Geotecnologias;Sistemas de Informações Geográficas;Processamento Digital de Imagens;Satélite - banco de imagens;Water resources;Geotechnology;Geographic information systems;Remote sensing;Evapotranspiration
Issue Date: 13-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, John Elton de Brito Leite. Estimativa do balanço de energia e evapotranspiração: aplicações no Semiárido utilizando Técnicas de Sensoriamento Remoto. 2011. 121f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Os princípios físicos ligados ao fenómeno da evapotranspiração são relativamente complexos e variáveis no tempo e no espaço. A maioria das informações e estimativas de consumo de água em sistemas não agrícolas vem de medições locais, sendo válidas apenas para região em torno do experimento. As mudanças no uso da terra influenciam diretamente o ciclo hidrológico e podem afetar as atividades humanas. Nas regiões de clima semiárido é complexa a análise multi-temporal dos processos de mudanças na cobertura da terra e influências no clima regional. Mudanças no regime pluviométrico podem interferir diretamente na resposta da cobertura vegetal e consequentemente nos componentes do ciclo hidrológico. Neste contexto, técnicas de sensoríamento remoto têm sido utilizadas em estudos temporais de análise das mudanças da cobertura e influências no balanço de energia e da água. Neste trabalho utiiizaram-se os produtos derivados de sensores orbitais para compreensão da dinâmica da cobertura vegetal e suas influências no balanço de energia e da água em regiões semiáridas do Brasil e Portugal. Estes produtos foram analisados a partir de dados de campo. Os resultados apresentados mostram uma boa correlação entre os dados de campo e os obtidos por sensoríamento remoto. Devido à característica espacial dos produtos derivados de sensores orbitais foi possível compreender a dinâmica espacial e multi-temporal da vegetação e suas influências no balanço de energia e da água nas áreas de estudo. Conclui-se que é viável a utilização de técnicas de sensoríamento remoto na estimativa dos componentes do balanço de energia e evapotranspiração, diante da pequena diferença apresentada na comparação com os dados de campo, o que contribuiu para compreensão da dinâmica da cobertura vegetai e suas influências no balanço de energia e da água em regiões semiáridas.
Keywords: Balanço de energia
Evapotranspiração
Sensoriamento remoto
Semiárido - irrigação
Recursos hídricos
Geotecnologias
Sistemas de Informações Geográficas
Processamento Digital de Imagens
Satélite - banco de imagens
Water resources
Geotechnology
Geographic information systems
Remote sensing
Evapotranspiration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Recursos Hídricos.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1554
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOHN ELTON DE BRITO LEITE CUNHA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2011..pdfJohn Elton de Brito Leite Cunha - Dissertação PPGECA 2011.7.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.