Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15576
Title: Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização.
Other Titles: Analysis of the motivation of students in the Accounting and Administration course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa, from the perspective of the theory of self-determination and achievement goals.
???metadata.dc.creator???: ALBUBQUERQUE, Ediane Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valterlim da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rosilene Lopes de.
Keywords: Teoria da Autodeterminação;Teoria das Metas de Realização;Tipo de motivação;Perfil dos acadêmicos;Processo de ensino-aprendizagem;Motivação intrínseca e extrínseca;Theory of Self-Determination;Theory of Achievement Goals;Type of motivation;Academic profile;Teaching-learning process;Intrinsic and extrinsic motivation
Issue Date: 12-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Ediane Alves de. Análise da motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação e das metas de realização. 2015. 63fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A motivação tanto no contexto educacional como nas demais áreas da vida humana, é um fator importante que merece ser estudado, tendo em vista que os tipos de motivação que podem ser desenvolvidas por cada indivíduo possuem influência sobre as ações, decisões e o aprendizado do mesmo. O presente estudo teve como embasamento teórico a Teoria da Autodeterminação e a Teoria das Metas de Realização, objetivando identificar o tipo de motivação apresentado pelos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento, utilizando como instrumento de coletas de dados um questionário que condensou conceitos das duas teorias que embasaram teoricamente o presente estudo, através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e da Escala de Avaliação das Metas de Realização (EAMR). No tratamento dos dados foi utilizado o teste T para averiguar similaridade ou diferença entre o perfil dos discentes do curso de Administração e Ciências Contábeis. E a Análise de Variância (ANOVA) para cada variável independente (ANOVA one-way), para verificar se o CRA dos respondentes e o Percentual de Integralização apresentavam diferenças significativas conforme o tipo de motivação. Sendo o universo da pesquisa de 418 discentes e a amostra, composta por conveniência, de 289, totalizou-se um retorno de 69,1% da população em análise. O resultado demonstrou que não há diferenças estatisticamente significativas no perfil motivacional dos discentes por curso, e que também não há predominância de motivação extrínseca ou intrínseca no perfil dos acadêmicos. Tais motivações encontram-se em percentuais muito semelhante, sendo que não se pode afirmar que os alunos estudados possuem uma motivação autodeterminada. Constatou-se também não existe uma relação entre os perfis motivacionais e o CRA de um aluno, assim como não se pode afirmar que conforme o aluno avança no curso seu perfil apresenta modificações. No que se refere à orientação para as metas de realização, se mostraram orientados predominantemente à meta aprender.
Abstract: The motivation both in the educational context as in other areas of human life, is an important factor that should be studied in order that the types of motivation that can be developed for each individual have influence over the actions, decisions and learning the same . This study was theoretical basis the Theory of Self-Determination and the Theory of Achievement Goals in order to identify the type of motivation displayed by the students, of the Administrative and Accounting courses at the Federal University of Campina Grande, campus Sousa. The methodology used was descriptive, bibliographical and survey, using as instrument of data collection a questionnaire condensed concepts of the two theories that theoretically underlay this study, through the Academic Motivation Scale (EMA) and the Rating Scale of Achievement Goals (EAMRs). In the treatment of the data we used the t test to determine similarity or difference between the profile of the students from the Business Administration and Accounting. And the Analysis of Variance (ANOVA) for each independent variable (one-way ANOVA), to verify that the CRA of respondents and the Payment Percentage showed significant differences depending on the type of motivation. As the universe of 418 students research and the sample, according to convenience, 289, amounted to a return of 69.1% of the population in question. The results showed no statistically significant differences in motivational profile of students per course, and also there is a predominance of extrinsic or intrinsic motivation in the academic profile. Such motivations are in very similar percentages, and that can not be said that the studied students have a self-determined motivation. It was also not there is a relationship between the motivational profiles and the CRA of a student, and one can not say that as students progress through the course profile shows changes. In what regards the direction for achieving goals, have proved to predominantly oriented learning goal.
Keywords: Teoria da Autodeterminação
Teoria das Metas de Realização
Tipo de motivação
Perfil dos acadêmicos
Processo de ensino-aprendizagem
Motivação intrínseca e extrínseca
Theory of Self-Determination
Theory of Achievement Goals
Type of motivation
Academic profile
Teaching-learning process
Intrinsic and extrinsic motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15576
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDIANE ALVES DE ALBUQUERQUE - TCC C. CONTÁBEIS 2015.pdfEdiane Alves de Albuquerque - TCC Ciências Contábeis 2015 1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.