Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15578
Title: Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social em Instituições de Ensino Superior do Alto Sertão Paraibano.
Other Titles: Learning styles in the light of KOLB's postulates: an analysis of practices in the courses of Administration, Accounting and Social Work in Higher Education Institutions in Alto Sertão Paraibano.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Edvanilza Luzia Leite dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DELFINO, Islânia Andrade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Roselena Lopes de.
Keywords: Estilos de aprendizagem;Rendimento acadêmico;Atuação e formação dos docentes;Estratégia de ensino;Learning styles;Academic performance;Performance and training of teachers;Teaching strategy;Ensino Superior;University education
Issue Date: 12-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Edvanilza Luzia Leite dos. Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social em Instituições de Ensino Superior do Alto Sertão Paraibano. 2015. 83fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa teve como objetivo geral a influência dos estilos de aprendizagem nos discentes dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, Faculdade Santa Maria – FSM de Cajazeiras e da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP de Cajazeiras. Quanto à tipologia, utilizou-se a de natureza descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário objetivo dividido em duas seções onde a primeira tratava do perfil do aluno e a segunda a identificação dos estilos de aprendizagem através do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb. Para análise e tabulação dos dados foi utilizada a planilha eletrônica Excell® e para a relação entre os estilos de aprendizagem e sua influência sobre o rendimento acadêmico foram criadas duas hipóteses onde aceitando uma a outra seria rejeitada. A amostra contou com a participação de 621 alunos distribuídos nas quatro Instituições de Ensino Superiores desta pesquisa. Na análise geral não houve indícios que o rendimento acadêmico dos alunos foi influenciado pelos seus estilos de aprendizagem, entretanto é preciso ter em mente que o reconhecimento desses estilos é um fator importante para subsidiar os professores em suas estratégias de ensino para o alcance do objetivo educacional que é a aprendizagem, como também são importantes para os próprios alunos o conhecimento do seu estilo predominante, seus pontos fortes e fracos para que possam fortalecer os demais estilos de aprendizagem facilitando assim sua própria aprendizagem dentro e fora do âmbito acadêmico.
Abstract: This research aimed to the influence of learning styles on students of management courses, Accounting and Human Services, Federal University of Campina Grande Campus de Sousa, Faculty of Philosophy, Sciences and Letters Cajazeiras - FAFIC, School Santa Maria - WSF Cajazeiras and San Francisco School of Paraiba - FASP of Cajazeiras. As for typology, we used the descriptive and bibliographical in nature with qualitative approach. Data collection occurred through objective questionnaire divided into two sections where the first was the student's profile and the second the identification of learning styles through the Learning Style Inventory of Kolb. For analysis and tabulation of data to spreadsheet Excell® was used and the relationship between learning styles and their influence on academic performance two hypotheses were created where accepting each other would be rejected. The sample included the participation of 621 students distributed in four Institutions of Higher Education this research. In the overall analysis, there was no evidence that the academic performance of students was influenced by their learning styles, however one must keep in mind that the recognition of these styles is an important factor to support teachers in their teaching strategies to achieve the educational goal what learning is, but it is also important that the students know their predominant style, your strengths and weaknesses so that they can strengthen other learning styles thereby facilitating their learning inside and outside the academic sphere.
Keywords: Estilos de aprendizagem
Rendimento acadêmico
Atuação e formação dos docentes
Estratégia de ensino
Learning styles
Academic performance
Performance and training of teachers
Teaching strategy
Ensino Superior
University education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15578
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVANILZA LUZIA LEITE DOS SANTOS - TCC C. CONTÁBEIS 2015.pdfEdvanilza Luzia Leite dos Santos - TCC Ciências Contábeis 2015750.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.