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Title: Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no supermercadista de Sousa-PB.
Other Titles: Relevant factors in the formation of cooperation networks: a case study in the supermarket of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Lindemberg Lima da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Orlando Gomes da.
Keywords: Redes de cooperação;Supermercados;Pequenas e médias empresas.;Varejo;Cooperation networks;Supermarkets;Small and medium-sized companies.;Retail
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Lindemberg Lima da. Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no supermercadista de Sousa-PB. 2014. 79fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Em razão das grandes transformações que vem ocorrendo no mercado, proveniente do processo de globalização da economia, tem levado as pequenas e médias empresas a buscarem novas formas de organização, entre as alternativas encontradas pelas as empresas está sendo a formação de redes de cooperação como estratégias de sobrevivência. Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores relevantes para formação de redes no setor supermercadista de Sousa-PB, a rede sousense, buscando caracterizar a gestão da rede,identificar os fatores que relevantes para formação da rede, e os resultados e benefícios obtidos nesta negociação. Foi realizado um estudo de caso junto aos proprietários de oito empresas associadas e ao gerente da rede, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi formulário elaborado com base nos fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação tais como:maior escala e poder de mercado; geração de soluções coletivas; redução de custos e riscos;acúmulo de capital social e aprendizagem e inovação colaborativa, proposto por Balestrin e Verschoore (2008). Os dados foram tabulados e analisados pelo sistema Excel. Os resultados indicam que a Rede Sousense adota um modelo de gestão a partir de uma unidade autônoma, os instrumentos que facilitam o seu gerenciamento são: o contrato que é feito de forma flexível, o controle baseado na reciprocidade das relações entre os associados e a avaliação é feita por meio dos resultados departamentais e por empregado. A pesquisa revelou que os fatores relevantes para formação da rede, baseiam-se nas proposições teóricas elaboradas por Balestrim e Verschoore (2008), como: maior escala e poder de mercado; geração de soluções coletivas; redução de custos e riscos; acúmulo de capital social e aprendizagem e inovação colaborativa. Em relação os resultado e benefícios gerados, foi identificado o contato com novos fornecedores, ganhos de competitividade em relação aos concorrentes que não fazem parte da rede, troca de informação e inovação com outras empresas proporcionadas pela rede,e o fortalecimento do poder da empresa com os fornecedores.
Abstract: Because of the great changes that have occurred in the market, from the process of economic globalization, has led small and medium enterprises to seek new forms of organization among the alternatives faced by companies is being the formation of cooperation networks as strategies survival. This paper aims to analyze the relevant factors for network formation in the supermarket sector Sousa-PB, the Sousense network, seeking to characterize network management, identify factors relevant to formation of the network, and the results and benefits achieved in this negotiation . A case study was conducted involving the owners of eight associates and the manager of the network, it is a literature of exploratory and descriptive nature. The instrument used for data collection form was developed based on relevance to the establishment of cooperation networks such factors as increased scale and market power; generation of collective solutions; reduce costs and risks; accumulation of social capital and learning and collaborative innovation proposed by Balestrin and Verschoore (2008). Data were tabulated and analyzed by Excel system. The results indicate that Sousense Network adopts a management model from a standalone unit, the tools that facilitate its management are: the contract is done flexibly control based on reciprocity relations between the members and the evaluation is performed by means of departmental results and employed. The survey revealed that the relevant training for the network factors are based on the theoretical propositions developed by Balestrim and Verschoore (2008), as larger scale and market power; generation of collective solutions; reduce costs and risks; accumulation of social capital and learning and collaborative innovation. Regarding the results and benefits generated was identified contact with new suppliers, competitiveness gains over competitors that are not part of the network, exchanging information with other companies and innovation provided by the network, and the empowerment of the company with suppliers.
Keywords: Redes de cooperação
Supermercados
Pequenas e médias empresas.
Varejo
Cooperation networks
Supermarkets
Small and medium-sized companies.
Retail
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15579
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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