Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
Title: Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVERA, Marcos Macri.
Keywords: Varejo;Diferenciação;Compras;Competitividade;Retail;Differentiation;Shopping;Competitiveness
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada.
Abstract: The Brazilian retail grows with the rise of consumption and the release of credit, many chain stores expand their area of expertise and professionalize their processes, this scenario can reduce costs and gain competitive advantage over competitors is paramount. The work has as object of study a retail company that is part of this context. The research is classified as a descriptive exploratory research, a literature overview of the direct and intensive observation and a study that fits the concept of action research, sought to highlight the potential of the purchasing department in making strategic decisions that generate competitiveness in the company object of study. The work showed how the organization proceeds in the purchasing department to keep the market that alternative professionals have found to increase your chances before the competitors and the importance that differentiation plays in companies that are some restrictions on trade. The work also showed that the studied company exercised some practices by intuition and it was concluded that some processes could be improved using simple practices in the department. The survey recommended changes in how work in the sector focus of the work, trying to contribute to the reality of organization studied.
Keywords: Varejo
Diferenciação
Compras
Competitividade
Retail
Differentiation
Shopping
Competitiveness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ HENRIQUE DE LIRA FREIRES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2014.pdfLuiz Henrique de Lira Freires - TCC Administração 20141.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.