Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15583
Title: Avaliação do nível competitividade em uma Indústria de Laticínios da cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Evaluation of the competitiveness level in a Dairy Industry in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Orlando Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Competitividade;Fatores determinantes;Indústria de laticínios;Competitiveness;Determinant factors;Dairy Industry
Issue Date: 21-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. Avaliação do nível competitividade em uma Indústria de Laticínios da cidade de Sousa-PB. 2014. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A dinamicidade do mercado e o aumento do nível competitivo das organizações exigem transformações rápidas. A cada dia os consumidores se tornam mais exigentes quanto ao nível de qualidade e valor agregado do produto, assim, diante das perspectivas do setor de laticínios no Nordeste e o significativo aumento da demanda, indicam que conhecer os determinantes competitivos e reconhecer sua importância frente ao setor, se tornam meios estratégicos para o alcance de objetivos. O estudo sobre o nível de competitividade da indústria permite a empresa o conhecimento mais aprofundado das variáveis positivas e negativas que indicam o sucesso ou insucesso das atividades e processos desempenhados, além disso permite o feedback quanto ao que deve ser melhorado e até que ponto a empresa pode se considerar competitiva frente ao padrão de concorrência do setor de laticínios. Nesse contexto, o estudo teve como principal objetivo, verificar o nível de competitividade de uma indústria do setor de laticínios da cidade de Sousa-PB. A pesquisa é classificada quanto aos objetivos como exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos técnicos, como bibliográfica e estudo e caso, utilizando-se como meio de pesquisa um questionário realizado através de entrevista e de procedimentos de natureza qualitativa para análise e discussão dos dados. No estudo evidenciou-se que a empresa em questão conhece o significado de competitividade e a considera importante para o crescimento da empresa frente ao mercado, além de ser avaliado o nível de competitividade de maneira forte, representando dentro de 100%, o valor de 77% positivamente para as variáveis, investimentos, inovação, recursos humanos, estrutura de custos, desenvolvimento de produtos, terceirização, coordenação vertical, coesão social,localização e incentivos e perspectivas. E foram avaliadas dentro de 100%, cerca de 23% do total das variáveis como negativas, sendo estas, produção, instituições de pesquisa, ensino e apoio e coordenação horizontal, onde também foram apresentados ao final do estudo as recomendações de ações a serem tomadas para que ocorram melhorias necessárias diante do nível de competitividade verificado de acordo com a pesquisa.
Abstract: La dinámica del mercado y el aumento del nivel de las organizaciones competitivas requieren cambios rápidos. Cada día los consumidores se vuelven más exigentes sobre la calidad y el valor del producto, y por lo tanto, de acuerdo con las perspectivas de la industria lechera en el noreste y el aumento significativo de la demanda, indican que conocer los factores determinantes de la competencia y reconocer su importancia frente la industria, se convierten en medios estratégicos para alcanzar metas. El estudio sobre el nivel de competitividad de la industria permite a la empresa una mejor comprensión de las variables positivas y negativas que indican el éxito o el fracaso de las actividades y procesos realizados, permite, además, la retroalimentación sobre lo que debería ser mejorado y en qué medida la empresa puede considerarse competitiva con el nivel de competencia que se mantiene en la industria láctea. En este contexto, el estudio tuvo como objetivo verificar el nivel de competitividad de una industria lechera de la ciudad de Sousa-PB. La investigación se clasifica, quanto a sus objetivos, como exploratoria y descriptiva; sobre los procedimientos técnicos, como bibliografica y estudio de caso y, utilizando como manera de investigacion una encuesta realizada a través de entrevistas y procedimientos para el análisis cualitativo y análisis de datos. En el estudio se reveló que la empresa en cuestión conoce el significado de la competitividad y la considera importante para el crecimiento de la empresa en el mercado, además de tener un nivel de competitividad fuerte que, en una escala de hasta 100%, tiene valor de 77 % positivo para las variables inversión, innovación, recursos humanos, estructura de costos, desarrollo de productos, externalización, de coordinación vertical, de cohesión social y de incentivos de ubicación y perspectivas. Todavia, 23% del total de las variables fueron ubicadas como negativas, siendo éstas, la producción, las instituciones de investigación, la enseñanza y el apoyo y la coordinación horizontal, que también se presenta al final del estudio las recomendaciones de acciones a tomar para que se produzcan las mejoras necesarias en el nivel de competitividad, comprobado de acuerdo con la encuesta.
Keywords: Competitividade
Fatores determinantes
Indústria de laticínios
Competitiveness
Determinant factors
Dairy Industry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15583
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUMA MICHELLY SOARES RODRIGUES MACRI - TCC ADMINISTRAÇÃO 2014.pdfLuma Michelly Soares Rodrigues Macri - TCC Administração 2014502.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.