Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15586
Title: Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB.
Other Titles: Tax education and society: a study with taxpayers served at the ARF in the city of Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: MELO, Ayala Cristina Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VENTURA, Ana Flávia Albuquerque.
Keywords: Educação Fiscal;Tributos;Responsabilidade Social;Fiscal Education;Tributes;Social Responsibility
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Ayala Cristina Pereira de. Educação fiscal e sociedade: um estudo com os contribuintes atendidos na ARF da cidade de Sousa-PB. 2011. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A relação do Estado com a Sociedade vem sendo construída com a historia da própria humanidade, através da participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde todos enxergam plenamente a cidadania, e exijam cada vez mais transparência nas ações do governo. Neste contexto surge a ideia de Educação Fiscal, tendo como referenda a formação das novas gerações para o exercício da cidadania com princípios de justiça e ética. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi o de verificar qual o nível de conscientização dos contribuintes sousenses, atendidos na Agenda da Receita Federal (ERF), da importância relacionada a Educação Fiscal e os seus benefícios para a sociedade. No qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, de forma que a coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, composto com questões abertas e fechadas aplicados aos contribuintes sousenses. Obtendo-se nos resultados que a maioria dos gestores tem, uma visão responsável e de cidadania, buscando cumprir com suas obrigações tributarias, pois entendem da importância desses recursos para a existência e manutenção do Estado. No entanto, reconhecem que e insuficiente a transparência do Governo sobre a aplicação desses recursos e, acreditam que estes podem estar sendo mal administrados. Segundo os gestores, a Educação Fiscal estimula o contribuinte a garantir arrecadação e acompanhar a aplicação dos recursos públicos, em beneficio da sociedade, com o intuito de reduzir o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. Tornando-se necessário que a população exija um controle social efetivo para garantir a boa aplicação dos recursos tributários, com o objetivo de que o pais tenha um desenvolvimento sustentável através da melhor aplicação dos recursos arrecadados.
Abstract: The relationship between the state and the society has been built with the history of humanity, through the participation of citizens in building a more democratic and fairer society, which everyone can fully exercise citizenship, and require more transparency in government actions . In this context arises the idea of Fiscal Education , having as reference the formation of new generations for the exercise of citizenship based on fairness and ethics. The objective of this survey was to verify how aware the taxpayers from Sousa are of the importance attached to the Fiscal Education and its benefits to society. This was conducted in a bibliographic and field research, so that collecting data was performed by a questionnaire, made up open and closed questions applied to the taxpayers from Sousa. Achieving on the results that most of the managers have a responsible and a citizenship view, aiming to fulfill their tributary obligations, since they assume the importance of these resources to the existence and maintenance of the state. On the other hand, they recognize that there is insufficient transparency of the Government on the implementation of these resources and believe they may be being mismanaged. According to the managers, the Fiscal Education encourages the taxpayers to ensure the collection and monitoring the implementation of public resources to the benefit of society, in order to reduce the conflict relationship between the citizen taxpayer and the state tax collector. Making it necessary that the population requires an effective social control to ensure proper application of tax funds, with the objective of a sustainable development of the country through the best use of funds collected.
Keywords: Educação Fiscal
Tributos
Responsabilidade Social
Fiscal Education
Tributes
Social Responsibility
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15586
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AYALA CRISTINA PEREIRA DE MELO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdfAyala Cristina Pereira de Melo - TCC Ciências Contábeis CCJS 2011. 4.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.