Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDMAGALHÃES, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510700784075770pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee2ZUNIGA, Victória Puntriano.-
dc.description.resumoO fenômeno do empreendedorismo e sua relação com o ensino vem crescendo rapidamente no Brasil. Descobriu-se que características como autoconfiança, determinação, dinamismo, capacidade de assumir riscos calculados e paixão pelo que faz, são algumas das competências encontradas nas pessoas de sucesso, podendo ser ensinadas e desenvolvidas ao longo da vida por qualquer individuo, independente de vocação, formação, ou atuação no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo principal analisar a possibilidade de difundir a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior de Cajazeiras, através da introdução da disciplina de empreendedorismo nos seus cursos de graduação. Para isso, foi realizado um levantamento de dados sobre as mesmas e sobre o perfil dos dirigentes e seu posicionamento diante da proposta, utilizando-se o método exploratório através de questionário. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar de concordarem com os benefícios da difusão da cultura empreendedora para o crescimento pessoal dos alunos e sua relação com a educação e com o desenvolvimento econômico da comunidade, os diretores que participaram da pesquisa mostraram-se contrários a inserção da disciplina em seus respectivos cursos de graduação. Identifica-se então a necessidade de promover uma melhor apresentação da proposta e das metodologias adotadas atualmente por varias Instituições de renome no pais, através da discussão do tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica, representada pelos docentes e discentes das lES's locais, provocando por meio de seminários e palestras de sensibilização, o despertar para a importância do ensino de empreendedorismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB.pt_BR
dc.date.issued2006-06-
dc.description.abstractThe phenomenon of the employment and your relation with education come growing quickly in Brazil. One uncovered that characteristic as self-trust, determination, dynamism, capacity to take calculated risks and passion for what it makes, they are some of the abilities found in the people of success, being able to be taught and to be developed throughout the life for any individual, independent of vocation, formation, or performance in the work market. This study it had as objective main to analyze the possibility to spread out the enterprising culture in the Institutions of Superior Education (lES's) of Cajazeiras/PB, through the introduction of disciplines of enterprising in its courses of graduation. For this, a data-collecting on same and the profile of the controllers was carried through and it's positioning ahead of the proposal, using itself the exploration method through questionnaire. From the gotten results, it was observed that although to agree to the benefits of the diffusion of the enterprising culture for the personal growth of the pupils and its relation with the education and the economic development of the community, the directors who had participated of the research had revealed contrary to the insertion of it disciplines in its respective courses of graduation. The necessity was identified then to promote one better presentation of the proposal and the methodologies adopted currently for some Institutions of reputation in the country, through the quarrel of the subject, involving all the academic community, represented for the professors and local learning of the lES's, provoking by means of seminaries and lectures of sensitization, the wakening for the importance of the enterprising education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15592-
dc.date.accessioned2020-09-24T16:05:36Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T16:05:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Islania Andrade de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurship: an analysis of the possibility of insertion of the discipline in higher education courses in CAJAZEIRAS / PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Islania Andrade de. Empreendedorismo: uma análise da possibilidade de inserção da disciplina nos cursos de nível superior de CAJAZEIRAS/PB. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão e Administração Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa - Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão e Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISLANIA ANDRADE DE LIRA - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2006.pdfIslania Andrade de Lira - TCC Especialização em Gestão e Administração Pública - 2011.4.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.