Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, C. I. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Fabiano Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704870624223908pt_BR
dc.contributor.referee1VENTURA, Ana Flávia Albuquerque.-
dc.contributor.referee2LEMENHE, Flávio.-
dc.description.resumoA crescente competitividade, o maior conhecimento de mercado e o aumento do poder de compra dos consumidores tem acarretado mudanças significativas para a gestão dos atuais empreendedores, sobretudo na escolha do método correto para a formação de pregos de seus produtos. Para uma melhor precificação, fatores influentes tiveram de ser revistos, cálculos mais detalhados e precisos foram elaborados, alem de um maior estudo e conhecimento do mercado se tornaram imprescindíveis para que as empresas continuem atuantes e proporcionando aos gestores a rentabilidade almejada. O presente estudo objetivou mostrar os métodos utilizados pelas empresas do setor calçadista da cidade de Sousa - PB na elaboração de seus pregos. Para isto, foi utilizada a pesquisa descritiva de caráter quantitativo, o método dedutivo e como técnica o questionário, formulado a partir da pesquisa bibliográfica utilizada no referencial teórico. A amostra da pesquisa era composta de nove empresas. Ao final do estudo foi constatado que o método mais utilizado na formação de pregos e o Mark-up, pela satisfaço que o prego formulado a partir deste traz aos clientes das empresas em questão. Pode-se verificar também que o contador não esta fazendo parte do processo decisório no que diz respeito a obtenção dos custos e a formação do prego de venda, seja pelos custos que tal informação pode gerar ao empresario, seja pelo contador não fazer esse tipo de acompanhamento junto a empresa. Foi constatada ainda a satisfação por parte dos gestores quanto aos resultados obtidos com a utilização do método aplicado, que qualificaram os mesmos como satisfatórios ou muito satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleFormação do preço de venda: um estudo acerca das variáveis consideradas nesse processo nas empresas do setor calçadista da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2011-12-
dc.description.abstractThe increasing competitiveness, greater knowledge of the market and the increased purchasing power of consumers have brought significant changes to the management of today's entrepreneurs, especially in choosing the correct method for the formation of prices of their products. For better pricing, influential factors had to be revised, more detailed and accurate calculations were drawn up, in addition to a larger study and knowledge of the market have become essential for companies to continue operating and providing managers with the desired profitability. The present study aimed to show the methods used by companies in the industry manufacturing center of the city of Sousa - PB in drafting their prices. For this, was used the descriptive research, quantitative character the deductive method and as the technical questionnaire, formulated from the bibliographic search used in theoretical reference. The survey sample consisted of nine companies. At the end of the study it was found that the most widely used method in price formation is the Mark-up, by satisfaction that price made from this brings to customers of the companies in question. It might also check that the meter is not part of the decision-making process regarding the obtaining of the costs and the formation of the selling price is for the costs that such information can generate the entrepreneur, whether by the counter does not do this kind of monitoring by the company. It was found even on the part of managers ' satisfaction as to the results obtained with the use of the method applied, that qualified them as satisfactory or very satisfactory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15593-
dc.date.accessioned2020-09-24T16:12:14Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T16:12:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Caline Idalina Gonçalo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFormation of the sale price: a study about the variables considered in this process in the footwear companies in the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Caline Idalina Gonçalo de. Formação do preço de venda: um estudo acerca das variáveis consideradas nesse processo nas empresas do setor calçadista da cidade de Sousa-PB. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CALINE IDALINA GONÇALO DE OLIVEIRA - TCC EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdfCaline Idalina Gonçalo de Oliveira - Ciências Contábeis CCJS - 2011. 3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.