Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15610
Title: Um estudo sobre o perfil dos alunos egresso do curso de ciências contábeis do CCJS/UFCG, com relação aos objetivos do projeto político pedagógico.
Other Titles: A study on the profile of students who graduated from the accounting science course at CCJS / UFCG, in relation to the objectives of the pedagogical political project.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Edilva Lins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BISPO, Ana Carolina Kruta Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Thiago Alexandre das Neves.
Issue Date: 18-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Edilva Lins. Um estudo sobre o perfil dos alunos egresso do curso de ciências contábeis do CCJS/UFCG, com relação aos objetivos do projeto político pedagógico. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: As universidades tem se modificado conforme as necessidades socioeconômicas, cabendo a cada curso reavaliar seus Projetos Políticos Pedagógicos, de forma a buscar inovações ou competências para acompanhar essa evolução social. O Projeto Politico Pedagógico não e algo que e construído e em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. O Curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG a partir do seu Projeto Politico Pedagógico visa formar profissionais em condições de intervir de maneira critica e sustentável em ações que possibilitem modificar e/ou informar a sociedade. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o perfil dos alunos egressos do Curso de Ciências Contábeis do CCJS/UFCG com relação ao alcance dos objetivos propostos no Projeto Politico Pedagógico do curso. A metodologia da pesquisa baseou-se na técnica ex-post-facto, considerada uma investigação sistemática e empírica, optando-se ainda, pela pesquisa multimétodo, uma vez que os objetivos da investigação foram alicerçados tanto no paradigma quantitative quanto no qualitativo Abordou-se a evolução do ensino superior, bem como o curso de Ciências Contábeis. O Projeto Politico Pedagógico foi analisado com relação aos objetivos propostos. A percepção nesse caso e parte da cognição relevante para a construção de um Mapa Cognitivo. Constatou-se, através da presente pesquisa cientifica, que os objetivos descritos no Projeto Politico Pedagógico em parte estão sendo alcançados, segundo os resultados apontados pelas entrevistas e os questionários aplicados e analisados. Diante do referido cenário trabalhado, a pesquisa analisou, que mesmo ocorrendo o alcance dos objetivos do PPP em parte, se faz necessário trilhar pela reformulação de alguns pontos apresentados nos resultados, que visam agrupar mais habilidades no perfil dos futures egressos do curso de Ciências Contábeis no CCJS/UFCG.
Abstract: Universities has been modified as socioeconomic needs, each course to reassess their teaching political projects, so search innovations or powers to monitor this social developments. The pedagogical political project is not something that is built and then archived or forwarded to the authorities as proof of completion of paperwork. The ledger Sciences course of CCJS/UFCG through its political project aims to train professionals in educational conditions for taking critical and sustainable actions that allow modify and/or informing society. Thus, this general study aims to analyze the student profile egressos science course ledger CCJS/UFCG with respect to the achievement of the objectives proposed in the project course teaching political. Search methodology, based on technical ex-post-facto considered systematic and empirical research, offering search still, by multimetodo, since the objectives of the research were anchored in both quantitative and qualitative paradigm. Addressed the development of higher education, as well as ledger science course. The pedagogical political project was analyzed with respect to the proposed objectives. The perception in this case is part of cognition relevant to the construction of a cognitive map. It was found, through this research, that the political goals described in the project are being educational partly achieved in raised by interviews and questionnaires applied and analyzed. In the face of that fabricated scenario analysed search, that even occurring the scope of the goals of PPP in part, is necessary to walk by rewording some points raised in the results, which aim to collate more skills profile of future egressos ledger Sciences course in CCJS/UFCG.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15610
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILVA LINS CAVALCANTE - TCC EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2009.pdfEdilva Lins Cavalcante - Ciências Contábeis CCJS - 2009.5.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.