Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616
Title: Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Relational analysis of students 'learning styles versus teachers' teaching methods in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
Keywords: Estilos e métodos de ensino;Processo de ensino-aprendizagem;Teoria de Kolb;Docência universitária;Assimilador;Convergente;Estratégias de ensino-aprendizagem;Teaching styles and methods;Teaching-learning process;Kolb's theory;University teaching;Assimilator;Convergent;Teaching-learning strategies
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 98fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo Investigar a relação entre os estilos e os métodos de ensino utilizados pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com os estilos de aprendizagem dos seus discentes. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 19 professores e 134 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFCG. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os docentes, que foi dividido em três partes (perfil, métodos de ensino e inventário de Kolb) e um questionário aplicado com os discentes, contendo duas partes, (perfil e inventário de Kolb). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi o Assimilador (53%). Entre os professores do curso, percebeu-se um índice elevado de professores na faixa etária entre 33 e 40 anos, com titulação de mestrado (58%) e doutorado (16%) e tempo médio de experiência profissional de 6 a 10 anos. Entre os docentes o estilo de aprendizagem predominante é o Convergente. Constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva, e resolução de exercícios, sendo estas as estratégias de ensino mais utilizadas pelos estilos tutor e expositor, estilos predominantes entre os docentes do curso. Porém percebe-se que, ainda que pequena, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, e sobretudo, para um melhor conhecimento do estilo predominante dos alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis.
Abstract: This study aimed to investigate the relationship between the styles and teaching methods used by the Accounting course teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) with the learning styles of their students. This was a descriptive and exploratory research with quantitative and qualitative analysis, consisting of a sample of 19 teachers and 134 students of Accounting UFCG. The instrument for data collection included a questionnaire with teachers, which was divided into three parts (profile, teaching methods and inventory Kolb) and a questionnaire administered to the students, containing two parts, (profile and inventory Kolb) . The main results were: according to the theory of Kolb, the predominant learning style among the students in this study was Assimilating (53%). Among the teachers of the course, it was noticed a high rate of teachers aged between 33 and 40 years with Masters titration (58%) and doctorate (16%) and average length of professional experience 6-10 years. Among the teachers the predominant learning style is the Convergent. It was found that the teaching methods used by teachers of this research are lecture and problem solving, which are the teaching strategies used by the tutor more styles and exhibitor predominant styles among teachers of the course. But it is noticeable that, however small, there is a mismatch between the way students learn and how to teach the teachers. It is believed that the results may contribute to the advancement of research on the topic, and above all, to a better understanding of the prevailing style of the students and teachers of Accounting Course.
Keywords: Estilos e métodos de ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Teoria de Kolb
Docência universitária
Assimilador
Convergente
Estratégias de ensino-aprendizagem
Teaching styles and methods
Teaching-learning process
Kolb's theory
University teaching
Assimilator
Convergent
Teaching-learning strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAERVELYM PÂMELLA DE ANDRADE SIMÕES - TCC C. CONTÁBEIS 2015.pdfMaervelym Pâmella de Andrade Simões - TCC Ciências Contábeis 2015 684.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.