Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15636
Title: Atributos e prática pedagógica dos professores de contabilidade das universidades públicas do estado da Paraíba que possuem êxito no âmbito universitário: estudo da percepção dos discentes.
Other Titles: Attributes and pedagogical practice of accounting professors from public universities in the state of Paraíba who are successful at the university level: study of students' perception.
???metadata.dc.creator???: MENDES, Maria Eugenia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE, Lúcia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Diogo Henrique Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Fábio Lira dos.
Keywords: Modelo Bidimensional;Atributos;Prática Pedagógica;Two-Dimensional Model;Attribute;Educational Practice
Issue Date: Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDES, Maria Eugenia. Atributos e prática pedagógica dos professores de contabilidade das universidades públicas do estado da Paraíba que possuem êxito no âmbito universitário: estudo da percepção dos discentes. 2008. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A evolução da Contabilidade depende de um ensino de qualidade, e o docente nesse processo tem fundamental importância, pois ele e elemento chave do processo educativo com capacidade de promover ou postergar mudanças no seu campo de atuação, e fonte de expiração e motivação dos estudantes e do profissional do future Assim, este estudo teve por objetivo analisar os principais atributos e pratica pedagógica dos professores de contabilidade que possuem êxito em sala de aula, na percepção dos alunos das Universidades publicas do Estado da Paraíba. A pesquisa foi embasada nas principais características do ensino efetivo, métodos de avaliação de docentes e atributos do professor competente a partir do modelo de Lowman (2007). A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva e de campo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Foi realizada em três universidades publicas (UFPB, UFCG e UEPB) do estado da Paraíba que possuem alunos matriculados no ultimo período letivo. Nas Instituições selecionadas, estavam matriculados no ultimo período letivo de 2008.2 o total de 200 alunos, dos quais 161 estavam presentes na sala de aula no dia da aplicação dos questionários e responderam ao instrumento de pesquisa. A amostra (alunos que responderam ao questionário) representa 80,5% do universo (alunos matriculados no ultimo período/ano letivo). Constatou-se pelos resultados, que se destacam na dimensão estimulo intelectual do modelo bidimensional, professores com atributos preparado e claro; e na dimensão relacionamento interpessoal professores com o adjetivo atencioso, motivador, interessado disponível e prestativo. Identificou-se que os estudantes pesquisados apresentam uma discreta tendência ao equilíbrio entre as duas dimensões, enquanto que no modelo de Lowman os atributos da dimensão estimulo intelectual, apresente maior importância. Verificou-se quanto a pratica pedagógica, que os professores referenciados na pesquisa adotam uma pratica pedagógica condizente com as necessidades e aspirações dos estudantes, apesar de precisar melhorar em seus métodos de avaliação e capacidade de propor desafios.
Abstract: Developments in Accounting depends of quality education, and teacher in this process is crucial because he is a key element of the educational process, with ability to promote or postpone changes in your field of expertise, is a source of expiration and motivation of students and the professional of the future. Thus, this study aimed to examine the key attributes of teachers and teaching practices of accounts that have success in the classroom, the perception of students from public universities of the State of New Hampshire. The research was based on key characteristics of effective teaching, methods of evaluating teachers and teacher's authority attributes from the model of Lowman (2007). The methodology was descriptive research and field and with data collection instrument a questionnaire. It was held at three public universities (UFPB, UFCG and UEPB) of the state of New Hampshire who have enrolled in school last period. In selected institutions, are enrolled in school last period of 2008.2 total of 200 students, of whom 161 were present in the classroom on the application of questionnaires and responded to a search tool. The sample (students who answered the questionnaire) represents 80.5% of the universe (students registered in the last period / school year). It was found by the results, which stand out in size two-dimensional model of intellectual stimulation, teachers with attributes prepared and clear, and the size interpersonal relationships with teachers adjectives attentive, motivated, interested available and helpful. Identified that the students surveyed showed a slight tendency to balance between these two dimensions, whereas in the model of the attributes of size Lowman intellectual stimulation, to make utmost importance. It was found on the pedagogical practice, that teachers referenced in the search take a pedagogical practices consistent with the needs and aspirations of students, despite their need to improve methods of assessment and capacity to offer challenges.
Keywords: Modelo Bidimensional
Atributos
Prática Pedagógica
Two-Dimensional Model
Attribute
Educational Practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15636
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EUGENIA MENDES - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfMaria Eugenia Mendes - TCC Ciências Contábeis CCJS 2008. 7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.