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Title: A formação do preço de venda no processo de decisão:um estudo de caso em uma empresa de autopeças na cidade de Catolé do Rocha-PB.
Other Titles: The formation of the sales price in the decision process: a case study in an auto parts company in the city of Catolé do Rocha-PB.
???metadata.dc.creator???: CARREIRO, Keynes Alves da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Janaina Ferreira Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMEIRA, Marizelma Patríota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RÊGO, Thaiseany de Freitas.
Issue Date: 17-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARREIRO, Keynes da Silva. A formação do preço de venda no processo de decisão:um estudo de caso em uma empresa de autopeças na cidade de Catolé do Rocha-PB. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: As mudanças que vem ocorrendo nos últimos anos, no surgimento de novas empresas, tem levado as mesmas a buscarem por ferramentas que as tornem mais competitivas. Um dos maiores problemas enfrentados por elas, .observa a questão da formação do preço de venda dos seus produtos. Diante disso, observa-se a duvida dos gestores sobre o que incluir na formação do seu preço de venda. Contudo, cabe frisar que os tributos causam um forte impacto na formação do preço de venda, e existem varias ferramentas que podem ser utilizadas na tentativa de atender os objetivos dos gestores quanto a formação de preço de venda. Por sua vez, observa-se que os métodos de custeio podem ser considerados ótimas ferramentas para o gerenciamento e tomada de decisão, com o propósito de obtenção de lucros, bem como para alcançar os objetivos tragados pelos gestores. Assim, o objetivo do trabalho reside em demonstrar os elementos essenciais que impactam na formação do preço de venda utilizada por uma empresa de autopeças, situada no município de Catolé do Rocha/PB. O procedimento metodológico utilizado durante o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, de caráter qualitative Com a realização do estudo constatou-se que a formação do prego de venda, se deu através do Mark-up, embora os gestores não sabiam se a adesão dessa técnica pode ser suficiente para suprir todos os custos, e ainda obter lucro. Também se constatou que o modelo de formação de prego indicado, atende as necessidades de seus sócios-administradores, sendo qualificados como satisfatórios, mas que pode ser melhorado com o tempo. O resultado revela todos os elementos essenciais para a formação de prego no segmento de autopeças.
Abstract: The changes that come in recent years occurring, in the sprouting of new companies, have taken the same ones to search for tools that become them more competitive, One of the largest problems faced by them, observes the price formation matter of sale of their products. Ahead of this, the managers' doubt is observed about what to include in the formation of your sale price. However, it fits frizzle that the tributes cause a strong impact in the sale price formation, and there are several tools that can be used in the attempt to attend managers' goals regarding sale price formation. Then, that the costing methods is observed can be considered great tools for the management and outlet of decision, with the profits obtainment purpose, as well as to reach the objective tracings by the managers. This way, the work goal resides in demonstrate the essential elements that impactam in the sale price formation used by a car spare parts company, situated in the Catole do Rocha/PB Municipal district. The methodological procedure used during the development of this work went to the bibliographical, documental research and study of case, of qualitative character. With the study accomplishment verified-if that the sale price formation, gave through the Mark-up, although the managers did not know if the adhesion of this technical can be enough to supply all the costs, and still obtain profit. Also we verified that the formation model of indicated price, it attends the needs to their partners-managers, being qualified as satisfactory, but that it can be improved with time. The result reveals all the essential elements for the price formation in the car spare parts segment.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15656
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