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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15667
Title: | Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana. |
Other Titles: | Humanization of law through literature: human rights and human condition. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Camilla Isabely Gomes da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Luan Gomes dos santos de. |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Camilla Isabely Gomes da. Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana. 2017. 75fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, utilizando-se dos operadores cognitivos: as obras literárias “Crime e Castigo” de Dostoievski, “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry e a obra cinematográfica Hannah Arendt. Propõe-se a autoeducação do docente a fim de que este possa ministrar um saber pertinente via reconexão de saberes, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade. |
Abstract: | The Science of Law, as defined by Kelsen, grows apart from human reality, and with a reformulation of the curricular structure, a humanization of this science was sought. Through a research based on a complex method, it is proposed to introduce a new teaching of the Law, directed towards the human condition, as defended by Morin, using cognitive operators: "Crime and Punishment" by Dostoevski, “The small Prince" by Saint-Exupéry and the cinematographic work Hannah Arendt. It has been proposed a self-education of the professor so that it can teach a pertinent know through reconnection of knowledge, in a way to understand the human complexity. As an example of the possibility of humanization of the Rights, there is one of its branches, Human Rights, which comes from a degrading situation of the idea of human condition. Therefore, the Law, like the science, can get closer to the humans who causes it, in a way that institutionalized atrocities, as those ones happened during the Second World War will not ever occur again. This new teaching may result in a citizen formation of the law operator, and opening possibilities for the lawyer to be a transforming agent in the society. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Direito |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15667 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Direito - CCJS |
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CAMILLA ISABELY GOMES DA SILVA - TCC DIREITO 2017.pdf | Camilla Isabely Gomes da Silva - TCC Direito 2017 | 669.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
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