Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, I. D. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Marcos Macri.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161476125979644pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.referee2BARROS, Raquel Andrade.-
dc.description.resumoFrente a globalização e a acirrada concorrência que as organizações vem enfrentando constantemente, as empresas tiveram que se posicionarem em busca de novas estrategias que auxiliem o processo decisório para garantir a continuidade de suas atividades, os contadores também devem esta preparados para satisfazer as novas exigências de seus clientes. Para isso, faz-se necessário oferecer serviços contábeis de qualidade. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e investigar qual a percepção dos empresários do setor de comercio varejista de calcados da cidade de São Bento - PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contadores. Foi utilizado como método de pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de uma população. Foi efetuado um questionário com perguntas objetivas e assertiva do tipo escala de likert, a uma população de 10 empresas. Destaca-se ainda que foram utilizados métodos descritivo e exploratório, objetivando um conhecimento mais detalhado do assunto. Alcançaram-se resultados que evidenciam que critérios de qualidade como tangível, consistência, velocidade no atendimento, credibilidade/segurança, atendimento/atmosfera, custo, acesso, flexibilidade e competência, estão presentes nos serviços prestados pelos contadores segundo a percepção dos gestores, porem, revela que tanto gestores como contadores devem adotar novos posicionamentos mediante as mudanças existentes, como forma de vislumbrar resultados satisfatórios na empresa. Sugere-se para pesquisas posteriores um estudo sobre a posição dos contadores e gestores em se adaptarem as novas exigências do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titleA qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.pt_BR
dc.date.issued2011-12-01-
dc.description.abstractIn the face of globalization and fierce competition that organizations come constantly facing, companies had to position themselves in search of new strategies to assist the decision makingprocess to ensure the continuity of its activities, the counters must also be prepared to meet the new exigencies of their clients. For this reason it is necessary to provide quality accounting services. Therefore, the proposed objective in this study is investigate what the perception of entrepreneurs in the sector of retail shoe of Sao Bento - PB town about the quality of services provided by accountants. It was used as a method of research bibliographical and field study, with a qualitative approach, from a population. It was made a questionnaire with objective questions and statements with Likert scale to a population of ten companies. Note also that methods used were descriptive and exploratory, aiming for a more detailed knowledge of the subject. Results were achieved, indicating that quality criteria like tangible, consistency, speed in service, reliability/safety, customer service/atmosphere, cost, access, flexibility and competence, are present in the services provided by accountants, according to perception by the managers, however, reveals that both managers and accountants must adopt new positions available through the changes as a way to dazzle satisfactory results in the company. It is suggested for future research a study on the position of accountants and managers to adapt to new market demands.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702-
dc.date.accessioned2020-09-28T13:02:52Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T13:02:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiços Contábeispt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectProcesso Decisóriopt_BR
dc.subjectAccounting Servicespt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectDecision-Making Processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Iris Daiana Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe quality of accounting services in the perception of entrepreneurs in the retail footwear sector in the city of São Bento - PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Iris Daiana Alves. A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB. 2011. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRIS DAIANA ALVES ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdf Iris Daiana Alves Alves - TCC Ciências Contábeis CCJS 2011. 6.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.