Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15703
Title: A influência da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças: um estudo empírico com alunos dos cursos de administração e ciências contábeis em uma instituição de ensino superior pública da Paraíba.
Other Titles: The influence of financial education and cognitive ability in finance: an empirical study with students from administration and accounting sciences courses at a public higher education institution in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SARAIVA, Mariene Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: HERCULANO, Harlan de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SARMENTO, Allan.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEMENHE, Flávio.
Keywords: Educação Financeira;Habilidade Cognitiva;Finanças;Análise Fatorial;Financial Education;Cognitive Ability;Finance;Factor Analysis
Issue Date: Nov-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARAIVA, Mariene Dias. A influência da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças: um estudo empírico com alunos dos cursos de administração e ciências contábeis em uma instituição de ensino superior pública da Paraíba. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Com a estabilização da economia brasileira passamos a prever com grau de precisão relativamente alto, quanta Valeria nosso dinheiro no future Da mesma forma os Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis também começaram a colocar em pratica conceitos e inovações tecnológicas que venham impactar nas habilidades cognitivas de seu corpo discente. Neste contexto, a presente pesquisa evidenciara a influencia da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças na visão dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Publica da Paraíba. O foco e verificar se o conhecimento adquirido nas disciplinas que possuem correlação com finanças como Matemática Financeira e Administração Financeira faz com que os alunos tornem-se mais consciente nas suas decisões financeiras e como isso reflete nas praticas do dia a dia. Este estudo sera orientado pelo paradigma positivista, ou seja, baseado na observação e analise dos dados, a metodologia utilizada sera descritiva e exploratória. Quanta a coleta de dados, e do tipo Survey, devido ao fato de serem aplicados questionários juntos aos alunos do 3°, 5°, 7° e 9° períodos de Ciências Contábeis e 4° e 6° períodos de Administração, a tabulação e analise dos resultados e realizado com auxilio do software Statistical Package for the Social Sciences 13.0 - SPSS, por meio da Analise Fatorial, que obteve o KMO de 0,91 comprovando a viabilidade da técnica estatística, verificou-se que das 27 variáveis foram analisadas apenas 25 que por sua vez foram agrupadas em 5 fatores que apontam a influencia da educação financeira e da habilidade cognitiva em finanças. Segundo a analise o fator que mais tem influencia nas decisões financeiras na visão dos alunos e a relação das finanças com o planejamento financeiro.
Abstract: With the stabilization of the Brazilian economy we foresee with a relatively high degree of accuracy, how much our money would be worth in the future, likewise the Graduation Courses in Administration and Accounting Sciences have also begun to put into practice concepts and technological innovations that may impact on the cognitive abilities of its student body. Within this context, the present research will evidence the financial and educational influence as well as the cognitive ability in finances in the students' views of a public 1ES of Paraiba. The focus is to verify if the knowledge acquired in the subjects which have a correlation with finances such as Financial Mathematics and Financial Administration causes students to become more conscientious on their financial decisions and how this reflects on daily life practices. This study will be directed by the positivistic paradigm, that is, based on observation and data analysis, the used methodology will be descriptive and exploratory. As for the data collection, it is a Survey type, where questionnaires will be applied to the students of the 3r d , 5t h , 7 t h and 9 t h terms of Accounting Sciences and 4 t h and 6t h terms of Administration. The tabulation and analysis of results is performed using the Statistical Package for Social Sciences 13.0 - SPSS software, through the Factorial Analysis, which obtained a 0.91 KMO, proving the viability of the statistical technique, it was noted that of the 27 variables that have been analyzed only 25 which in turn were grouped in 5 factors which point the financial and educational influence as well as the cognitive ability in finances. According to the analysis the factor that influences the most on the financial decisions in the view of students is the relationship between finances and financial planning.
Keywords: Educação Financeira
Habilidade Cognitiva
Finanças
Análise Fatorial
Financial Education
Cognitive Ability
Finance
Factor Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15703
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIENE DIAS SARAIVA - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdfMariene Dias Saraiva - TCC Ciências Contábeis CCJS 2011. 5.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.